Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Caso de sucesso: Eniac investe em capacitação de professores para ampliar uso da TI

30/09/2015


TISA Educação 3.0, programa criado pela Teltec,
permite melhor proveito das novas tecnologias em sala de aula
 
Ao longo de duas décadas, a Faculdade Eniac investiu em infraestrutura de TI para conquistar conceito 4 no MEC em seus cursos em EaD (Administração, Processos Gerenciais e Recursos Humanos), mas foi na capacitação docente que a instituição encontrou um caminho para ampliar o aproveitamento da qualidade da estrutura tecnológica construída e favorecer o processo de inovação em sala de aula.
 
A Eniac foi a primeira faculdade a implementar o TISA - Educação 3.0, programa promovido pela integradora de soluções em TI Teltec Solutions e que permitirá que a infraestrutura disponível no EaD seja incorporada por diferentes propostas educacionais. "Queremos incorporar estratégias de ensino inovadoras no uso de tecnologias pelos professores. Assim, as decisões que envolvem a diretoria de TI e pedagógica poderão ter um rumo mais propositivo e o ROI ainda será maximizado", afirma o coordenador executivo da Teltec Solutions, Vilson Martins Filho.
 
Etapas do projeto de capacitação
 
A capacitação envolve 20 professores do Ensino Médio, Superior, Tecnólogo e Profissionalizante. Na primeira etapa, por meio de oficinas presenciais realizadas no mês de junho, os docentes foram capacitados em dinâmicas voltadas à produção de videoaulas, avaliações no ambiente virtual de aprendizagem e mediação ao vivo. As atividades orientaram os professores a planejar, modelar e criar estratégias de ensino a partir de diferentes tecnologias e repositórios educacionais. De acordo com o coordenador executivo, o TISA Educação 3.0 combina Ensino Híbrido e Pedagogias Ativas, de maneira aplicada. "Esse contato é fundamental para conhecermos o cenário real de uso do professor, suas necessidades, dificuldades e principalmente anseios”, conta.
 
O curso TISA Educação 3.0 é composto por 32 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades online. Nas atividades presenciais, as dinâmicas ocorrem quatro dias por semana, 8 horas por dia, sendo que cada dia trabalha um recorte específico de aprendizagem. Todas as atividades presenciais são focadas no plano de ensino do professor, e contam com trabalhos colaborativos aplicados. Com a capacitação, os docentes terão condições de criar novas possibilidades organizacionais para a instituição de ensino, pois o curso leva em consideração o contextual atual do profissional em sala de aula, assim como o ementário que domina. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado em Educação 3.0, com carga horária de 40 horas.
 
O curso é “customizável” e pode ser alinhado com as métricas e planejamentos estratégicos de capacitação docente de qualquer instituição. “A ENIAC, por exemplo, optou por um modelo intensivo, com oficinas concentradas em quatro dias seguidos e a participação de docentes que já têm boa experiência na área. Normalmente, as instituições que estão iniciando a adoção de novas tecnologias, optam por realizar um dos ciclos de quatro horas por semestre, em grupos maiores de professores”. O TISA é resultado de uma pesquisa de doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, baseado nas características da sociedade do conhecimento e as competências do século XXI.