Caso de sucesso: Brasoftware fornece solução para o Ecad otimizar monitoramento de execução musical

26/08/2015

Entidade é a primeira a adotar as soluções Microsoft Azure e StorSimple
e espera ampliar a arrecadação com direitos autorais

A Brasoftware acaba de fechar um contrato com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para realizar a primeira implementação do Microsoft StorSimple na América Latina. A instituição privada, sem fins lucrativos, que atua na centralização de arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, investiu expressivamente na plataforma Microsoft Azure para suportar o projeto.

Diariamente, o Ecad tem a necessidade de gravar programas de rádio e TV, filmes, som ambiente em academias e outros ambientes públicos para checar se os direitos autorais em relação à música estão sendo respeitados. Marcos Eboli, gerente de Qualidade de Serviços de TI da entidade, explica que, com esse projeto, o Ecad espera aprimorar os seus serviços, que nos últimos cinco anos aumentaram em 182% a arrecadação dos direitos autorais. Eboli contou com apoio do coordenador de suporte e telecom, Orlando Neto, em todas as fases de avaliação técnica.

Marcos Eboli lembra a parceria com a PUC-Rio realizada já há alguns anos e que desenvolveu um sistema que faz a identificação automática das músicas executadas em 600 rádios nacionais. Essas gravações em áudio eram arquivadas no data center do Ecad, mas o backup interno estava se tornando impraticável, com alto custo e sem agilidade para armazenar e recuperar informações.

Plataforma completa

Mas o gargalo surgiu mesmo a partir do momento em que esse sistema passou a atender também as necessidades relacionadas ao conteúdo dos canais de TV. “Passamos a oferecer o serviço para captar e identificar, automaticamente, 48 canais, que geram cerca de 45TB (terabytes) de informações por ano em nosso data center. Por questões jurídicas, esses arquivos precisam ficar armazenados por 6 anos”, explica Eboli.

Por essa razão, o Ecad procurou no mercado uma solução de armazenamento de conteúdo que garantisse a qualidade mesmo com a robustez deste sistema. “Avaliamos no mercado diversas soluções em cloud e on premises e identificamos o Microsoft Azure como a mais aderente ao nosso negócio. Avaliando o nosso trabalho, a  Brasoftware também nos apresentou o StorSimple da Microsoft, que realiza um armazenamento inteligente”, conta. A soma das plataformas foi a garantia da efetividade do projeto.

Tatiane Pereira, gerente de contas da Brasoftware responsável pelo atendimento do Ecad, após algumas rodadas de reuniões, viu na solução StoreSimple como a escolha mais aderente às necessidades do seu cliente. O processo de escolha contou com uma visita ao centro de tecnologia da Microsoft, em São Paulo, onde realizaram uma imersão na solução.

Thiago Santanna, gerente de soluções da Brasoftware, explica que, com o Azure, o Ecad ganha baixo custo para armazenamento com alta disponibilidade, replicação e garantia de backup na nuvem, por tempo indeterminado. “Uma solução inteligente, o StorSimple pode ser configurado para criar rotinas, identificar arquivos e enviar gravações antigas para o Azure e manter somente os dados mais recentes. Estamos entre os parceiros da Microsoft pioneiros na implementação dessa solução na América Latina”, comemora.

Retorno em um ano e meio

Junto com as soluções, o Ecad também fechou contrato de suporte para primeiro nível com a Brasoftware para uso do StorSimple. Com esse projeto, o escritório espera aumentar a segurança dos dados, ter flexibilidade para acessar as informações com backup em nuvem, que podem ser obtidos por meio de download, sem a necessidade de armazenamento em fitas. Isso trará também ganho de produtividade da equipe que não precisará se ocupar com o alto volume de armazenamento.

A implementação do StorSimple deve iniciar em setembro deste ano e ser concluída em um mês, entretanto, o escritório já iniciará o uso da plataforma Azure. De acordo com Marcos Eboli, o Ecad investiu 200 mil dólares neste projeto, com previsão de ROI (retorno do investimento) em cerca de um ano e meio.

“Esse foi um projeto realizado a quatro mãos em parceria com a Brasoftware, que soube avaliar o nosso nicho e indicar as melhores ofertas. A decisão pelas soluções da Microsoft está diretamente relacionada à competência técnica de cada um dos profissionais da revenda. Esta equipe nos trouxe tranquilidade em fazer este investimento”, finaliza Marcos Eboli.