Cartão BNDES passa a financiar desenvolvimento de softwares

28/03/2018

O Cartão BNDES passará a financiar serviços de desenvolvimento de software sob encomenda. A novidade, anunciada nesta segunda-feira, 26/03, em São Paulo, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também contempla o desenvolvimento de websites corporativos e de lojas virtuais.

O anúncio foi feito durante o jantar de posse dos novos membros do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) pela chefe do Departamento de Produtos do BNDES, Irecê Kauss, que recebeu, em nome do Banco, a comenda de embaixador honorário do Brasil Pais Digital, entregue pela entidade para homenagear profissionais, jornalistas, pesquisadores e autoridades que contribuem para o desenvolvimento do mercado brasileiro de tecnologia.

Competitividade

O cartão já permitia a compra de softwares prontos, desenvolvidos no Brasil por profissionais residentes no País. Com a inclusão dos serviços de desenvolvimento como itens financiáveis, o cartão reforça o apoio aos investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em tecnologias da informação e comunicação (TICs), como forma de essas empresas reduzirem custos e ganharem eficiência operacional e competitividade.

As MPMEs poderão usar o cartão para encomendar diversos sistemas e aplicativos, contemplando desde aplicações industriais, internet das coisas (IoT), machine-to-machine (M2M) e soluções similares, até softwares para plataformas móveis. O pagamento pode ser parcelado em até 48 meses, a uma taxa de juros atrativa (1,44% ao mês em março).

“O financiamento dos serviços de desenvolvimento de software pelo Cartão BNDES tem o objetivo de contribuir para a modernização e inovação da gestão e dos processos produtivos das empresas de menor porte, por meio de investimentos nas novas tecnologias convergentes, como computação móvel e na nuvem, mídias sociais, big data analytics e internet das coisas”, afirma o chefe do Departamento de Operações de Internet do BNDES, Ricardo Albano.

Como os serviços de desenvolvimento e produção de software, de acordo com a ABES, são fornecidos, em sua maioria, por MPMEs, o financiamento por meio do Cartão BNDES beneficiará duplamente essas empresas: elas poderão ser portadoras do cartão para adquirir itens necessários às suas atividades, como também poderão se credenciar como fornecedoras para oferecer a seus clientes o Cartão BNDES como forma de pagamento pelos serviços prestados.

As empresas podem solicitar o credenciamento como fornecedor no site do Cartão BNDES. Basta acessar www.cartaobndes.gov.br, clicar em “Seja um fornecedor credenciado”, preencher a proposta de afiliação e montar o catálogo de produtos, incluindo os serviços de desenvolvimento de softwares prestados pela empresa.

Setor em expansão

Estudo anual da Abes, realizado em conjunto com a consultoria IDC, mostra que o mercado de hardware, software e serviços de tecnologia da informação no Brasil cresceu 4,5%. No topo da lista de investimentos em TI na América Latina, o Brasil registrou cerca de US$ 38 bilhões em investimentos durante o ano passado, seguido por México (US$ 20,6 bi), Argentina (US$ 8,4 bi) e Colômbia (US$ 7 bi).

No ranking mundial, o País ficou em nono lugar na lista que encabeçam na sequência: EUA (US$ 751 bi), China (US$ 244 bi), Japão (US$ 139 bi), Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia. No total, foram US$ 2,07 trilhões em investimentos em TI no último ano. Os investimentos em tecnologia da informação e comunicação (TIC), que incluem também as telecomunicações, somaram mundialmente US$ 3,55 trilhões em 2017, sendo US$ 105 bilhões somente no Brasil – o que lhe garantiu o sexto lugar no ranking geral, recuperando uma posição perdida no ano anterior.

Leia a matéria completa sobre os dados de mercado.