Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Carnaval e os avanços da tecnologia

20/02/2020



*Por Luiz Egreja

A tecnologia nunca esteve tão presente em nossas vidas. Ainda assim, a verdade é que conceitos como conexão homem-máquina, simulação realística, Inteligência Artificial e experiências 3D, essenciais para os novos tempos, estão apenas começando a se tornar mais relevantes e presentes nas rotinas das empresas. Em 2020, porém, teremos uma agradável surpresa: o Carnaval brasileiro terá a última palavra em tecnologia, com a escola de samba Rosas de Ouro levando a história das revoluções industriais com ênfase no Renascimento da Indústria que estamos vivendo aqui no Brasil.

A ideia central do enredo Tempos Modernos, desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, será mostrar por meio da história a chegada dessa nova era. O objetivo é apresentar para o público em geral as novidades que poderão transformar, na prática, a vida das pessoas, oferecendo mais produtividade e eficiência em nosso dia a dia.

Tecnologias de diferentes fornecedores serão amplamente utilizadas em fantasias e alegorias para mostrar como a inovação digital pode transformar as áreas de saúde, agricultura, alimentação e mobilidade urbana, entre tantas outras. O Centro Universitário FEI, parceiro da Dassault Systèmes, por exemplo, está fazendo a documentação de um dos carros alegóricos que estará presente na avenida. Isso significa que toda a estrutura do carro será digitalizada e reconstruída em um modelo 3D para o aprimoramento de seu desenvolvimento físico.

Visionária, a Sociedade Rosas de Ouro, tradicional agremiação de São Paulo, sempre abraçou temas que levassem uma mensagem ou que deixasse um alerta para a sociedade. Tempos Modernos será a bandeira levantada pela escola na avenida neste ano. É de uma causa extremamente importante, que deveria ser observada com atenção por todos, incluindo pessoas comuns, influenciadores, membros da sociedade civil, empresas, governos e especialistas. Afinal de contas, estamos vivendo um momento único em nossa história, com a revolução tecnológica abrindo espaço para a mudança por completo da forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

É muito importante que a sociedade seja capaz de promover e catalisar a discussão sobre o futuro, possibilitando o entendimento sobre os avanços que estão acontecendo. Isso sem contar a importância de todos se prepararem para explorar ao máximo as vantagens que a tecnologia pode trazer para as nossas vidas. Ao mesmo tempo, temos que trabalhar e identificar as ações necessárias para realmente criamos um Brasil capaz de aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pela inovação em todas as suas formas.

Caminhamos para a maior transformação da história, com alterações que vão das fábricas até o modo como administramos a agenda de nossos filhos na escola. Estamos diante de um novo paradigma no qual tudo o que consumimos e fazemos será diferente. Por isso, embora essa não seja a primeira revolução industrial vivida pela humanidade, é quase inquestionável que será a mais marcante, com mudanças estruturais em nossas vidas.

Isso fica evidente, por exemplo, quando observamos que a inovação é o centro das indústrias e das empresas, transformando por completo a maneira como trabalham e desenvolvem seus produtos e serviços, permitindo a criação de novos modelos de negócio capazes de alterar completamente o equilíbrio de forças em mercados competitivos. O universo de possibilidades é enorme.

Linhas de produção no Brasil poderão ser comandadas diretamente por operações na China, que pode receber projetos enviados por uma equipe localizada na Europa. Isso significa que as fábricas terão uma nova conectividade digital presente em todas as etapas de seus processos, tornando-se mais eficientes, flexíveis, rápidas e transparentes. As empresas de serviços e as residências seguirão esse modelo, tornando-se cada vez mais inteligentes.

Com as novas tecnologias, as barreiras geográficas irão definitivamente desaparecer e parcerias entre universidades e empresas terão um impacto global extremamente positivo, podendo preparar jovens brasileiros para um novo e emergente mercado internacional de trabalho. Essa conexão digital pode ser a base para aperfeiçoar a transmissão de conhecimento entre pessoas, orientando e preparando os novos talentos para o futuro.

Os profissionais de sucesso dessa nova etapa serão capazes de desenvolver, com rapidez, habilidades para atuar em novos ambientes digitais. Segundo estudo global desenvolvido com mais de 2 mil empresas de 26 países, inclusive o Brasil, os líderes mundiais do setor industrial pretendem investir 5% de todas as receitas anuais na digitalização de funções essenciais para suas empresas, cifra que corresponde a quase US$ 1 trilhão até 2020. Os focos principais desses investimentos serão soluções 3D, sistemas de manufatura, sensores e dispositivos de conectividade.

Economias emergentes, como a do Brasil, podem se beneficiar desse momento de inovação e de mudança para alcançarem patamares de maior eficiência e participação no mercado global. A tecnologia vem impulsionando o crescimento da riqueza de diversos países e isso pode ser replicado também no caso do Brasil. Com essas inovações será possível desenvolver novos produtos, expandir os negócios e gerar uma onda de empregos, com profissionais preparados para atuarem em novas funções.

Investir em conhecimento e em tecnologia sempre será um diferencial. É muito interessante ter o Carnaval, que é a maior festa cultural do nosso País, com essa proposta ousada. Sem dúvida, a avenida já está equipada com a última palavra em tecnologia. Falta agora a sociedade brasileira se preparar para mergulhar de vez nesse novo ambiente digital.

*Luiz Egreja, Consultor Sênior de Business Transformation da Dassault Systèmes

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software