A ABES marcou presença no 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, realizado nos dias 15 e 16 de março de 2017, em Brasília (DF). Fábio Rua, coordenador do Comitê Regulatório da ABES e Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina, apresentou, no dia 15, a iniciativa Brasil, País Digital (
www.brasilpaisdigital.com.br), lançada pela ABES em maio de 2016, com a criação de um Portal e, depois, com o lançamento de uma página no Facebook, em julho, e de apresentações em eventos. Ele discorreu sobre o plano de comunicação da campanha para 2017, que será intensificado por meio de ações nas redes e eventos presenciais, e apresentou, em primeira mão, o novo perfil no twitter do movimento (@BRpaisdigital).
A proposta da iniciativa é permitir que a sociedade civil se engaje na discussão e tenha acesso a informações qualificadas sobre a coleta, o uso e o compartilhamento de dados, além do trabalho educacional em segurança digital. “Percebemos que esse debate sobre o uso de dados, inovação e novas tecnologias não estava chegando ao cidadão comum. Por isso, as entidades representativas se uniram para aumentar o poder de viralização do debate a fim de atingir o maior número possível de pessoas”. Fábio Rua falou ainda sobre as ações do governo virtual, relevantes para o processo de transformação digital em curso, os projetos de lei sobre privacidade e de como a proteção de dados é um tema crítico na atualidade.
Essa iniciativa conta com o apoio de uma série de parceiros institucionais:
ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde),
Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação),
Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação),
BSA - The Software Aliance,
FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática),
Instituto Brasileiro de Direito Digital, ITI Decodes (Information Technology Industry Council),
ABRANET – Associação Brasileira de Internet e
IAB Brasil - Interactive Advertising Bureau.