Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Brasoftware desenvolve o maior projeto de System Center do Brasil, no Tribunal de Justiça de São Paulo

15/10/2015
 
A Brasoftware, empresa provedora de soluções de tecnologia e uma das principais parceiras da Microsoft no Brasil, finalizou a implementação da suíte completa da solução System Center no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O projeto, que impactou 50 mil usuários internos, além de milhares externos, é a maior implementação da suíte System Center 2012 R2 no país e uma das principais no mundo.
 
A demanda inicial do TJSP era apenas a atualização do System Center 2007 para a versão 2012. No entanto, com a evolução do projeto e análises da equipe de TI do Tribunal, foi levantada a necessidade de implementação de toda a suíte, que contém sete produtos e agora possibilita diversas outras ações, além do monitoramento do ambiente. O cliente agora conta com mais recursos além da atualização tecnológica, como controle dos processos automatizados, aplicações que permitem aperfeiçoar o gerenciamento, controle e monitoramento do ambiente TI.
 
A Brasoftware foi selecionada para desenvolver o projeto a partir do edital de licitação lançado pelo TJSP, que buscava uma empresa certificada pela Microsoft e com projetos já executados com o System Center. Além do licenciamento da solução, a Brasoftware realizou a implantação, treinamentos para as equipes internas e todo gerenciamento do projeto, que durou cerca de 12 meses.
 
O tempo de execução do projeto, cumprido à risca, foi um dos pontos destacados por Edivaldo Sartor, coordenador de TI do TJSP. “A questão de prazo era uma preocupação desde o início, pois habitualmente é um dos itens mais complicados em um projeto desta magnitude. Mas foi cumprido e entregue em maio de 2015, um ano após o início”, afirmou Edivaldo.
 
Benefícios
 
Com a suíte completa do System Center instalada, a área de TI do Tribunal agora conta com soluções de backup e uma ferramenta para abertura de chamado e gestão de mudanças. Outro benefício das novas soluções instaladas é a integração com outros produtos Microsoft já presentes anteriormente entre os ativos de software do Tribunal.
 
Os benefícios da suíte completa do System Center garantirão atendimentos mais qualificados e eficazes pela equipe de TI. “O nível de serviço que entregamos para o usuário final do TJSP será muito superior. Com a ferramenta funcionando perfeitamente e com diversos novos recursos disponíveis, conseguimos solucionar os chamados mais rapidamente ou, até mesmo, evitar ocorrências de indisponibilidades com uma monitoração pró-ativa. Certamente, teremos usuários mais satisfeitos, que poderão desenvolver seus trabalhos do dia a dia com mais tranquilidade e confiança na estrutura de TI”, completou Edivaldo.
 
Customização
 
Em um projeto desta proporção, o principal desafio é a customização do ambiente, explica Attília Capella, gerente de Projetos da Brasoftware, que participou da implementação no TJSP. “A instalação do projeto em si é bastante automatizada. O mais complexo é adequar a ferramenta para cada cenário e cada ambiente do Tribunal. Houve necessidade de integração com várias áreas e equipes, que foi um grande diferencial do trabalho realizado”, declara Attília.
 
Produtos finais
 
Entre as diversas atividades realizadas pela Brasoftware, estão a criação de um relatório de consumo de energia dos prédios do Tribunal, na capital de São Paulo, além de um dashboard e relatório da experiência do usuário final da principal aplicação do Tribunal. Ainda, a implantação da monitoração da infraestrutura de servidores, aplicações, Banco de Dados, storage, hosts do ambiente virtualizado, serviços, equipamentos de rede, URL, solução atualizada de antivírus, entre outros componentes que se interligam no ambiente computacional. Por fim, a criação de um dashboard com o mapa do estado de São Paulo mostrando a disponibilidade do ambiente por Circunscrição Jurídica.
 
A Brasoftware foi responsável pela arquitetura, implantação, configuração, customização e testes da infraestrutura em alta disponibilidade e pela implementação dos produtos da Suíte. “Ainda há muito para extrair das ferramentas, mas já percebemos a agilidade que a conclusão do projeto trouxe para nossa equipe”, concluiu Edivaldo Sartor.