07/07/2014
Pesquisa traçou expectativas dos brasileiros sobre a inovação na educação
A Intel Corporation anunciou novas informações sobre o estudo “Innovation Barometer”, encomendado à Penn Schoen Berland. O objetivo foi levantar a percepção e a expectativa das pessoas com relação ao impacto da tecnologia e da inovação em suas vidas. Um novo recorte do estudo, chamado “Classrooms of the Future” e dedicado à aplicação da tecnologia na educação, mostra que a grande maioria dos brasileiros (81%) acredita que o uso de tecnologia nas escolas é inevitável e que o país deve investir em um suporte tecnológico para a pedagogia.
“Já havíamos confirmado na primeira etapa da pesquisa que o brasileiro tem um perfil bastante otimista em relação à tecnologia. Essa atitude é positiva quando consideramos sua relação com a educação, pois por meio da tecnologia é possível atualizar as ferramentas disponíveis para ensino nas nossas escolas”, comentou Edmilson Paoletti, gerente de Desenvolvimento de Negócios para Educação da Intel. “Para nós na Intel, desenvolver tecnologias aplicadas à educação significa investir em uma próxima geração que será mais empreendedora e pautará a inovação dentro da nossa sociedade, desde a escola”.
Reforçando esta atitude otimista, 77% dos brasileiros, 69% no mundo, pensam que escolas e professores devem se apoiar mais na tecnologia para melhorar o sistema educacional. Quando perguntados sobre quais disciplinas as crianças devem aprender, 57% acreditam que deve haver mais educação tecnológica na escola.
Pensando no futuro da pedagogia, os brasileiros (82%) acreditam que em 10 anos o ensino fundamental usará atividades online como ferramenta suplementar para a instrução iniciada com o professor em sala de aula. A tendência de interação online também é uma aposta dos respondentes (60%), quando afirmam que os exames serão feitos em meio virtual, abolindo a prova impressa. E ainda 55% acham que as crianças terão de usar tablets ou outro dispositivo móvel para participar das aulas.
Quanto ao relacionamento entre o professor e o estudante, os brasileiros (65%) acham que a tecnologia vai ajudar a aproximá-los em sala de aula, e seu relacionamento ficará mais forte. Para 79%, os softwares disponíveis para educação irão ajudar ao professor a dedicar mais tempo ao estudante, para um ensino personalizado. Para os respondentes, um modelo de ensino virtual pode transformar o processo educacional ao mesmo tempo em uma experiência mais pessoal (60%) e social e colaborativa (61%).
A pesquisa foi realizada online pela Peen Schoen Berland a pedido da Intel no Brasil, China, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão e Estados Unidos entre os dias 28 de julho e 15 de agosto de 2013. Ela foi realizada entre uma amostragem representativa de 12 mil adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com uma margem de erro de mais ou menos 0,89 pontos percentuais. A margem de erro geral nos EUA foi de 2.53 pontos percentuais e de 4.38 pontos percentuais para esta sessão.