Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Brasil sobe 4 posições em ranking internacional de dados abertos

03/05/2016


País ocupa o 1º lugar na América do Sul e a 17ª posição em todo o mundo
 
O Brasil subiu 4 posições no Open Data Barometer 2015, no qual passou a ocupar a primeira posição na América do Sul e o 17º lugar no índice que mede o impacto das iniciativas de dados abertos no mundo. No subcontinente, o Brasil vem seguido do Uruguai (19º), Colômbia (28º) e Chile (30º).
 
“O Ministério do Planejamento tem feito muitos esforços para promover a abertura e uso de dados junto aos órgãos que compõem toda a Administração Pública Federal”, disse o secretário de Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert. “Saber que o Brasil tem se destacado em rankings internacionais na área de Dados Abertos traz uma injeção de ânimo para nós que estamos trabalhando por um governo com foco no cidadão, mais transparente e 100% digital”, completou o secretário.
 
De acordo com a terceira versão do Open Data Barometer 2015, os elementos avaliados e que qualificaram o Brasil em termos de dados abertos são a facilidade, a implementação e o impacto dos dados. No Brasil, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, vem trabalhando intensamente para promover a Estratégia de Governança Digital (EGD).  Dentro das principais ações da EGD, estão os acordos firmados com órgãos do executivo para que implementem a política de Dados Abertos pelo portal dados.gov.br.
 
“Desde o principio, a política de dados abertos no Brasil foi feita com participação social, e diversos órgãos se comprometeram a elaborar os seus planos. É bom lembrar que a sociedade também pode apoiar sugerindo quais temas devem ser abertos”, informou Heckert.