Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

BNDES oferece R$ 100 milhões para inovações em 2016

18/02/2016


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferecerá R$100 milhões para apoiar projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação realizados por Instituições de Ciência e Tecnologia realizados em parceria com empresas. Os pedidos de apoio podem ser encaminhados até 29 de abril, 29 de julho e 28 de novembro desse ano. 
 
O objetivo é apoiar projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação executados por instituição tecnológica. Poderão receber recursos as instituições tecnológicas, as instituições de apoio e as empresas participantes do projeto que, neste caso, independente do seu porte, deverá figurar como interveniente no contrato de colaboração financeira e deverá contribuir financeiramente com no mínimo 10% do valor total dos itens financiáveis.
 
Entre os itens financiáveis estão despesas relacionadas a projetos de P,D&I, envolvendo: aquisição de equipamentos novos de pesquisa; investimentos em obras civis; instalações físicas e infraestrutura; aquisição de material de consumo e permanente; despesas com remuneração da equipe, treinamento, capacitação tecnológica e viagens; despesas com contratação de serviços técnicos, especializados e consultoria externa; aquisição, transferência e absorção de tecnologia; despesas, no país e no exterior, relativas à propriedade intelectual; despesas operacionais e administrativas.
 
Projetos apoiáveis
 
1. Veículos automotores de baixo impacto ambiental – Desenvolvimento de tecnologias e sistemas inovadores destinados a veículos automotores de baixo impacto ambiental.
2. Semicondutores – Desenvolvimento de componentes, materiais e processos de semicondutores;
3. Manufatura Avançada e Sistemas Inteligentes – Desenvolvimento de máquinas e equipamentos que incorporem tecnologias de microeletrônica, sensores, novos materiais, internet das coisas, tecnologias de redes de comunicações.
4. Minerais – Minerais Estratégicos “Portadores de Futuro”, restritos aos elementos Cobalto, Grafita, Lítio, Metais do Grupo da Platina (Platina, Paládio, Ródio, Rutênio, Irídio e Ósmio), Molibdênio, Nióbio, Silício (Grau Solar), Tálio, Tântalo, Terras Raras (Série dos lantanídeos, Escândio e Ítrio), Titânio e Vanádio.
5. Medicamentos com Novos Princípios Ativos para Doenças Crônicas – Realização de ensaios pré-clínicos e clínicos de fase I, em ambiente certificado, de medicamentos com novos princípios ativos para Doenças Crônicas (sintéticos, biológicos ou oriundos da biodiversidade) descobertos ou desenvolvidos no país.
6. Tecnologias para setor de Petróleo e Gás.
7. Pré-tratamento de Biomassa – Novos sistemas de recolhimento, preparação e pré-tratamento de biomassa para produção de etanol 2G.