BNDES e Finep terão novas linhas de fomento à inovação

04/12/2018

Ricardo Rivera e Marcio Girão falaram em jantar da ABES

“O BNDES tem mais de 20 anos de apoio ao setor de TI e mais de 2000 empresas apoiadas. TI não é mais vista como um setor, mas uma realidade em todos os setores da economia e da sociedade moderna”, disse Ricardo Rivera, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES, durante o jantar de confraternização dos associados da ABES, realizado no dia 3 de dezembro, no restaurante Vista, em São Paulo. Ele também destacou que o foco da atuação do banco será nas PMEs, infraestrutura e no fomento à inovação.

Ricardo Rivera, Chefe de TI e Comunicação do BNDES

No evento, o  executivo também adiantou que o banco anunciará no primeiro trimestre de 2019 o BNDES 10, nova versão do Prosoft (Programa Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação), que distribuirá recursos entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões, sem exigência de garantia real e menos burocrático para sua obtenção. Rivera comentou ainda de estudos que o banco está conduzindo para novas aplicações do FUST - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

Márcio Girão, diretor de Inovação da FINEP

Uma nova linha de fomento também foi anunciada no evento por Márcio Girão, diretor de Inovação da FINEP. Segundo ele, ainda em dezembro serão disponibilizados R$ 500 milhões para os próximos três anos com taxas mais baixas e maior prazo de carência que os bancos comerciais, que será anunciada ainda em 2018 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Ele também elogiou o Programa de Integridade da ABES e alertou: “A não integridade gera prejuízos”. Ao longo de 2018, a FINEP investiu na abertura de escritórios regionais e irá inaugurar, no mês de dezembro, o escritório da Região Norte, localizado em Belém (PA).