09/04/2015
O Portal ABES entrevistou Daniela Costa, vice-presidente de vendas para a América Latina da Arcserve, uma das maiores companhias de softwares para proteção e recuperação de dados, que acaba de se associar à ABES. Fundada em 1990, a Arcserve, com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, possui uma base ativa de 43 mil clientes em mais de 50 países. A empresa tem também mais de 7.500 distribuidores, revendedores e provedores de serviços globalmente.
Quais são os planos da empresa para o mercado brasileiro?
A Arcserve Brasil visualiza uma oportunidade de negócios muito grande para o mercado nacional, apesar dos cenários político e econômico não serem os mais favoráveis dos últimos anos. A oportunidade se deve ao fato da empresa ter uma solução única, muito diferenciada e acessível - o Arcserve Unified Data Protection (UDP), para atender demandas de clientes de soluções para a garantia da continuidade dos negócios.
A realidade que presenciamos hoje no Brasil é que são poucas as empresas que já possuem soluções confiáveis para proteção e recuperação de dados, aplicações e sistemas. A massificação de temas associados à recuperação de desastres, implementação de políticas mais abrangentes de segurança e contingência, ainda se faz necessária, principalmente no segmento de pequenas e médias empresas.
Nosso foco como Arcserve Brasil é justamente ajudar na conscientização das empresas da importância de realizar investimentos para proteger seus ativos mais importantes, os dados, assim como do uso da tecnologia a favor da potencialização das vantagens competitivas que uma empresa pode alcançar, garantindo a disponibilidade 24x7 de seus serviços e do seu negócio aos seus clientes.
Esta postura é bem positiva, mas não podemos esquecer de mencionar que neste mundo globalizado onde a Internet, a mobilidade e o novo mundo das aplicações tem papéis cruciais no sucesso de uma empresa. A disponibilidade de dados e serviços pode garantir a sobrevivência de uma organização no mercado.
Quais são os principais produtos e serviços do portfólio da empresa?
Temos 4 produtos: Arcserve Unified Data Protection, Arcserve Backup, Arcserve Replication e Arcserve High Availability. O Arcserve Unified Data Protection, como comentei, é nosso produto mais recente e hoje foco da companhia. É uma solução única para recuperar dados e sistemas em ambientes híbridos: físicos, virtuais e/ou na nuvem. Com o UDP deixamos de pensar apenas em “criar rotinas de backup” para pensar em “desenvolver planos de recuperação” que vão além do backup tradicional. O ponto principal do UDP é a capacidade da ferramenta de apoiar a implementação de um plano abrangente de recuperação de desastres de empresas, de qualquer segmento ou tamanho. Vale lembrar que o UDP tem uma versão gratuita que pode ser implementada em desktops e notebooks.
3. Do ponto de vista de negócios, qual é o retorno que a empresa obtém ao disponibilizar uma edição gratuita de seu software para backup e recuperação de dados, aplicações e sistemas, o Arcserve Unified Data Protection (UDP)?
Com o lançamento da versão gratuita, estamos fazendo a nossa parte com relação à conscientização das pessoas, profissionais e empresas, ajudando a colocar em prática os conceitos de segurança e proteção, que podem garantir a recuperação de dados e sistemas críticos de uma pessoa ou empresa. Ainda que a Arcserve tenha mais de 20 anos no mercado, o UDP é um produto novo, que traz consigo uma nova metodologia (gestão de planos de recuperação) e uma tecnologia inovadora (backups incrementais infinitos, deduplicação global na origem, bare metal recovery, entre outros). A divulgação e o uso da versão gratuita nos ajudarão a criar reconhecimento de marca e valor.
Quais são os principais avanços e desafios no mercado de segurança de dados no Brasil e no mundo?
Uma pesquisa do Gartner Group apontou um aumento de 7,9% em relação a 2013 nos gastos mundiais com a segurança da informação. O segmento de prevenção de perda de dados registra crescimento mais rápido, de 18,9% o que prova que existe uma maior preocupação com a continuidade dos negócios. Ainda segundo o Gartner apenas 6% do total das empresas que sofrem qualquer tipo de desastre com suas informações sobrevivem após 2 anos. As perdas financeiras imediatas e as perdas em longo prazo têm feito as empresas repensarem sobre o tema prevenção. Por isso é que há muito espaço para crescer neste mercado principalemente no Brasil e na América Latina como um todo. Queremos reduzir continuamente a complexidade e a desordem nas infraestruturas de proteção de dados dos nossos clientes, oferecendo soluções completas, simples e com excelente custo-benefício, para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Quantos funcionários a empresa tem no Brasil e os principais clientes?
Atualmente somos 9 funcionários no Brasil. Entre nossos principais clientes referência temos o Mackenzie, a Leroy Merlin, Degremónt, Cultura Inglesa, Mcassab, Ingram Micro, Cipasa e Nassal Construtora.