Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Apex-Brasil apoia participação de startups no SXSW

03/11/2014



Inscrições vão até dia 14 de novembro para festival em março no Texas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai apoiar a participação de 15 startups brasileiras na edição de março de 2015 do South by Southwest (SXSW), festival de música, tecnologia e cinema, realizado anualmente em Austin, no Texas (EUA), desde 1987.  As inscrições podem ser enviadas até o dia 14 de novembro no link http://n.startupbase.net/arena/brasil-no-sxsw-2015.
 
Os projetos serão avaliados nos aspectos maturidade, modelo de negócios e currículo dos membros da equipe. Os selecionados receberão treinamento para a apresentação a investidores estrangeiros (pitch training) e a inscrição no evento. Além disso, vão integrar a agenda preparada pela Agência com importantes players do mercado, e participar da sessão Platinum Startup, na qual poderão ter acesso individual, por cinco minutos, a investidores estrangeiros, mentores e parceiros estratégicos. Despesas com passagem e hospedagem não estão incluídas.
 
Jayme Queiroz, da Gerência de Investimentos da Apex-Brasil, explica que garantir a presença de startups brasileiras em um ambiente já consolidado como o South by Southwest colabora para o posicionamento do Brasil como mercado relevante no cenário da inovação e possibilita a geração de negócios. “A Apex-Brasil segue desenvolvendo papel expressivo no fomento às startups brasileiras e fortalecimento do ecossistema. Um dos nossos principais trabalhos é aproximar nossos empreendedores de investidores estrangeiros, para que consigam se desenvolver, consolidar e crescer ainda mais”, avalia.
 
Para a edição de 2015 do SXSW, espera-se que temas como tecnologia e internet, com destaque para as tecnologias de smart data, entretenimento, redes sociais e de conteúdo, sejam bastante relevantes. Mas também haverá espaço garantido para produtos ou serviços ligados ao complexo da saúde, para os dispositivos vestíveis (wearables) e, “sem dúvida”, acrescenta Jayme, “para as startups altamente inovadoras”.
 
Assim como na edição de 2014, haverá uma programação exclusiva para essas empresas, chamada de Startup Village, contendo painéis e conferências. Dentre as ações programadas, há ainda a SXSW Accelerator 2015, uma competição que congrega startups do mundo todo, diretamente promovido pela organização do festival.  De acordo com dados do próprio evento, desde 2009 aproximadamente 260 startups já participaram da competição das aceleradoras, dentre as quais quase metade recebeu financiamento e, juntas, as finalistas receberam US$ 1,75 bilhão em recursos.
 
O SXSW é realizado há 27 anos e hoje se consolida como um evento que promove a convergência de novas tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc. Em 2014 aconteceu a primeira participação mais expressiva do Brasil no festival. Coordenada pela Apex-Brasil, 28 empresas, sendo 16 delas startups e as outras 12 ligadas ao setor de economia criativa, fizeram parte do SXSW.