11/11/2019
Na busca por modernização de suas soluções de tecnologia e otimização de suas atividades, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), contratou, por meio de licitação, a provedora de tecnologia e parceira da Microsoft no Brasil, Brasoftware, para implementar o Office 365 e suas soluções, como o Sharepoint, Exchange e o Teams.
De acordo com Cléoben Gomes Lopes, responsável pela Coordenação de Administração de Ambiente Computacional da Anatel (GIMR1) e fiscal do contrato gerado após a licitação, o órgão público procurou por essa atualização frente à necessidade de modernizar os serviços de correio eletrônico, de comunicação instantânea e de edição colaborativa de documentos.
“A Anatel buscou esse upgrade pois precisávamos de uma plataforma mais avançada e mais intuitiva que pudesse atender à demanda dos nossos usuários por uma solução de colaboração que pudesse ser acessada de qualquer lugar a fim de otimizar a execução de atividades corporativas. Ficamos muito satisfeitos de realizarmos o projeto junto a eles por causa da celeridade e do profissionalismo apresentados”, informou Lopes, que ressaltou também que, com a implementação, novas ferramentas disponíveis nas versões mais recentes do Office passaram a ser adotadas, suprindo outras demandas e aprimorando também o modelo de trabalho colaborativo e uma melhor comunicação entre os mais de 1700 usuários.
Dentre as principais vantagens da nova tecnologia, George Lacerda, Executivo de Serviços da Brasoftware, ressaltou a questão da segurança da plataforma. “Todas as soluções da Anatel foram migradas de seus servidores locais e estão sendo usadas hoje dentro de uma nuvem. Nesse ambiente, as soluções sempre estarão em sua última versão, sem a necessidade da Anatel realizar contratações para manutenção da plataforma e sem se preocupar com segurança, uma vez que o ambiente da Microsoft segue padrões internacionais de certificados e segurança, incluindo regras que serão cobradas dentro da LGPD (lei geral de Proteção de dados) ”, comentou. Outro ponto de destaque se deu pelo uso de ferramentas como o Teams e o Sharepoint, que permitem uma maior economia de tempo e de dinheiro, já que os gastos com deslocamento podem ser diminuídos com a utilização de webconferências ou troca de mensagens instantâneas, frente a reuniões, deslocamento e viagens que, às vezes, eram necessárias.
A implementação do projeto foi realizada pela equipe da Brasoftware de modo rápido e eficiente, que realizou o processo de migração das soluções de modo gradual para que todos os usuários fossem se acostumando aos poucos. Ao todo, o processo levou em torno de 40 dias para ser finalizado e atingiu quase 1700 colaboradores. “Todo o procedimento foi bem rápido e a aplicação permitiu aos funcionários da Anatel a opção de usar seus dispositivos remotamente quando fosse preciso, transformando qualquer celular ou computador em um “braço do trabalho”, complementa Lacerda.