08/10/2019
Novo site da livraria amplia atuação no modelo de marketplace e evolui as soluções omnichannel com entrega gratuita em todas as lojas da rede
Ganhar mais competitividade e expandir a atuação no comércio eletrônico foram os principais pontos que motivaram a Saraiva a migrar a sua plataforma de loja virtual para a VTEX, líder em digital commerce no Brasil. A mudança faz parte da estratégia de negócios da companhia, que inclui a evolução do modelo de marketplace e aprimoramento dos recursos de omnichannel.
Pioneira no setor de comércio online brasileiro, a Saraiva está reformulando a sua loja online e encontrou na VTEX a solução adequada ao seu novo momento de expansão, permitindo uma operação mais ágil e dinâmica com foco em inovação e evolução constante da plataforma digital.
"Acreditamos que a VTEX é a parceira ideal para ajudar a Saraiva no seu plano de negócios. Além de oferecer uma infraestrutura mais leve, a solução tem processos direcionados a otimizar vendas. Com a migração, teremos mais força e agilidade para responder às demandas do varejo digital e estar alinhados com as exigências dos nossos consumidores", afirma Felipe Pavoni, diretor de e-commerce da Saraiva.
Com a VTEX, a empresa amplia sua atuação no marketplace próprio, ampliando seu mix de produtos com parceiros estratégicos e em sinergia com o negócio. Assim, além de oferecer aos clientes toda a gama de produtos do mercado editorial e de entretenimento, como games, CDs, DVDs, filmes e itens de papelaria, a loja fica mais completa com parceiros do segmento de tecnologia, brinquedos e acessórios, disponíveis para compra com integração total, permitindo que o cliente compre produtos Saraiva e de parceiros em um único pedido.
Outro destaque da migração é a otimização do conceito omnichannel. Atualmente, a Saraiva já oferece diversos serviços integrando seus canais aos clientes, porém, o objetivo do projeto é trazer mais eficiência nesta modalidade. A solução da VTEX permitirá que todas as lojas e estoques estejam conectados de forma inteligente e em tempo real, permitindo oferecer aos seus clientes experiências de shipping from store, o qual as lojas passam a ser um hub de distribuição de pedidos feitos via e-commerce; e retirada na loja, serviço já ofertado pela rede na qual o cliente compra pelo site e escolhe em qual loja retirar. Com isso, independentemente de onde o cliente comprar, ele será atendido da melhor forma que preferir.
“A VTEX tem investido muito para oferecer ao mercado uma solução robusta e ao mesmo tempo flexível, capaz de atender diferentes tipos de operações. Na Saraiva, tivemos a oportunidade de atender demandas muito específicas e sugerir melhorias de alto impacto financeiro e operacional, gerando um ambiente propício à volta do crescimento. Tudo isso, sempre focando em uma migração limpa, sem maiores transtornos para uma operação já consolidada. Mais que uma plataforma tecnológica, nos posicionamos como parceiros estratégicos de negócio”, afirma Rafael Forte, country manager Brasil da VTEX.
Projeto e migração
Como a plataforma da VTEX está baseada em cloud autoescalável e é comercializada no modelo SaaS, com a implantação, a Saraiva reduzirá custos relacionados a infraestrutura e mão de obra necessária para sua manutenção e evolução, que ao longo do tempo passou a ser mais cara e menos eficiente. A partir de agora, um time de tecnologia mais enxuto estará focado em desenvolver projetos que impulsionam os negócios, sem se preocupar com questões de infraestrutura e escalabilidade da solução.
Listada no ranking dos 10 maiores e-commerces brasileiros pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Saraiva precisava de um parceiro que fizesse a migração de forma limpa e com agilidade. Considerando a substituição da tecnologia atual e integrações com soluções internas, como ERP e diversos serviços satélites. A mudança para VTEX começou em março deste ano.