01/04/2015
Adobe Marketing Cloud amplia experiências digitais para o mundo físico
A Adobe lançou várias inovações para a Adobe Marketing Cloud, para criar experiências personalizadas em espaços físicos, como lojas de varejo, quartos de hotéis, máquinas de venda automatizadas e dispositivos da Internet das Coisas (IdC). Com o novo SDK IdC, as companhias podem medir e analisar a interação de consumidores por meio de qualquer desses dispositivos. A plataforma para isso é a transformação digital do mundo corporativo, catalisado pelo departamento de marketing. Normalmente, os dados de marketing eram mantidos separados, mas agora são usados em conjunto com dados de outros departamentos, como vendas e atendimento ao cliente, para criar um perfil mais completo do cliente.
“O marketing está crescendo além dos atuais canais digitais para incluir novas experiências físicas no mundo real. A Adobe Marketing Cloud ajuda a utilizar dados de marketing online para criar uma personalização inédita em ambientes de varejo, entretenimento, viagens e experiências de lazer”, disse Brad Rencher, vice-presidente sênior de Digital Marketing da Adobe.
Com as novas Telas do Adobe Experience Manager, os profissionais de marketing podem ampliar a experiência com conteúdo interativo, como imagens, modelos interativos 3D, vídeo e muito mais para incluir lojas de varejo, hotéis e até dispositivos como máquinas de vendas. Uma única interface de usuário com suporte para várias telas está continuamente conectando o conteúdo com aplicativos móveis e experiências da marca para garantir a consistência na Internet inteira. Com suporte para multi-toque, o conteúdo pode migrar facilmente entre telas de toque de tamanho real e aplicativos móveis. A integração com a Adobe Creative Cloud, permite o armazenamento, acesso e ativação de qualquer ativo.
Os avanços em tecnologias móveis permitem aprimorar a experiência de fazer compras em lojas e maximizar o ROI. Os novos recursos de Localização Inteligente da Adobe Marketing Cloud permitem usar o GPS e iBeacon para otimizar a presença física da marca. Ao visualizar os dados do iBeacon, é possível encontrar padrões de tráfego e interações do consumidor dentro de lojas de varejo, estádios, aeroportos, hotéis, museus e outros pontos de interesse. Os profissionais de marketing podem visualizar e medir pontos de parada durante o dia, interações de consumidor com notificações push e mensagens dentro do aplicativo acionados por iBeacons, e muito mais. A visualização dessas informações permite reconfigurar o layout de lojas e otimizar a apresentação de mercadorias para maximizar o ROI.
Com a Adobe Marketing Cloud, o profissional de marketing pode controlar interações realizadas por meio de dispositivos IdC e wearables. O Adobe Target suporta testes, otimização e personalização de conteúdo digital, além dos navegadores e aplicativos e em qualquer dispositivo IdC. As companhias podem usar o Adobe Target para distribuir conteúdo de acordo com os interesses pessoais do consumidor usando pontos de interação, como máquinas de autoatendimento, telas em bombas de combustível, consoles de jogos, telas do painel do carro, eletroeletrônicos e muito mais. O Adobe Target utiliza dados anônimos mais preditivos, como informações de terceiros e sistemas CRM, para personalizar o conteúdo em tempo real. Além disso, o Mobile Core Services e Adobe Analytics permitem medir e analisar a interação do consumidor com o conteúdo e aplicativos em qualquer dispositivo IdC usando o novo SDK IdC, que é uma extensão do SDK Móvel.