O Twitter e o Pinterest registraram o maior crescimento anual em receita por visitante (RPV), com aumento de 300% no Twitter. É o que revela o primeiro relatório anual de
Inteligência de Mídia Social, divulgado pela Adobe, com análises de tendências de mídias sociais pagas, conquistadas e próprias.
Os destaques do relatório mostram que o custo por clique (CPC) do Facebook caiu 40% enquanto a taxa de cliques (CTR) e ROI de anúncios aumentaram 275% e 58% respectivamente. O Facebook ainda domina o tráfego social de indicações para sites de varejo, mas a participação do Twitter cresceu 258% comparado ao ano anterior.
As análises das últimas tendências sociais são baseadas em dados anônimos e agregados que foram colhidos de sites de varejo, mídia, entretenimento e viagens, durante os últimos 12 meses. Foram 131 bilhões de anúncios veiculados pelo Facebook, 400 milhões de visitas únicas para sites de redes sociais, mais de 1 bilhão de posts e 4,3 bilhões de interações sociais no Facebook, que incleni comentários, compartilhamentos e curtidas. Os dados sobre interações sociais pagas são baseados em clientes que utilizam a Adobe Marketing Cloud.
“A mídia social como canal de marketing está amadurecendo rapidamente com reforço das medidas tomadas pelo Facebook e Twitter para facilitar o acesso às suas audiências”, disse Tamara Gaffney, principal analista do Adobe Digital Index. “Com o reconhecimento dessa oportunidade, os anunciantes aperfeiçoam suas campanhas para os canais sociais. Como resultado, os consumidores passaram a usar mais a mídia social em seus processos de compra. Essa tendência deve acelerar durante as férias de final de ano”.
Destaques do relatório