Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Abrahosting aponta crescimento de 7,5% do setor de Hospedagem e Infraestrutura no Brasil

14/07/2016
 
A Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet (Abrahosting) concluiu um mapeamento dos negócios do setor, que irá encerrar o primeiro semestre de 2016 com uma população da ordem de 700 empresas e cerca de 4 milhões de sites hospedados.
 
Pelos dados da entidade, a receita global do setor irá superar os R$ 1,2 bilhão até o final de 2016, representando um crescimento da ordem de 7,5% na comparação com o ano anterior.
 
De acordo com Vicente Neto, presidente da Abrahosting, o movimento positivo decorre de variáveis como a progressiva digitalização dos negócios (com adesão em massa dos pequenos estabelecimentos) e o avanço da virtualização (serviços na nuvem), que posiciona a terceirização da informática como um fator de redução de custos para o conjunto das empresas.
 
Segundo o executivo, o aprofundamento da crise econômica no Brasil, a partir de 2013, vem funcionando como um contrapeso para a ascensão dos negócios, mas não anula o crescimento da competitividade das empresas de hospedagem e serviços de infraestrutura.
 
"Pelo contrário, afirma ele, a popularização dos serviços em nuvem está direcionando para o setor de serviços hospedados uma parte importante das verbas que as PMEs antes despendiam em hardware e serviços de suporte local de TI, tornando o serviço de hosting um investimento obrigatório".
 
Além de ofertar a tradicional hospedagem de sites e serviços de aplicações de escritório, tais como e-mail, organização de arquivos, aplicativos de mesa e serviços de segurança, a indústria de hosting no Brasil está diversificando suas receitas com a venda cada vez mais intensa de valor agregado para médias e grandes empresas.
 
Entre essas novas ofertas destacam-se a terceirização de aplicações de gestão (ERP) e de infraestrutura virtual para a execução de aplicativos. "Está havendo um movimento de especialização em vários aspectos. Há, por exemplo, aquele provedor que foca em vender estrutura de sites e e-commerce para  a PME, enquanto outros se posicionam como outsourcing de data center para operações de missão crítica", comenta Neto.
 
Na avaliação do executivo, ao longo deste ano, o setor irá investir cerca de R$ 90 milhões no Brasil em ativos de infraestrutura de aplicação, governança de TI e storage. Este montante o ajudará a acompanhar o crescimento vegetativo e, principalmente, a suportar o avanço da demanda das novas modalidades de entrega de valor em tecnologia da informação, tais como software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).
 
Ao longo de 2016, a Abrahosting está discutindo com os seus associados alguns fatores de regulação do setor com grande impacto sobre os negócios. Entre eles está a responsabilidade jurídica pelo armazenamento de dados de terceiros, conflitos de copyright relacionados ao conteúdo hospedado.
 
"As empresas de hospedagem também querem debater com o governo uma política de tributação menos predadora que a atual; e apoiamos a indústria de software em sua resistência à cobrança de ICMS sobre aplicativos, um novo tipo de tributo que onera toda a cadeia de produção", conclui o presidente da Abrahosting.