14/05/2018
Encomendada junto ao IT Data, a Pesquisa Setorial da Abradisti de 2018 mostrou que a Distribuição de Tecnologia voltou a crescer no país, faturando mais de R$11,3 bilhões em 2017 - alta de 7,6% em comparação aos dados da pesquisa anterior. O levantamento mostrou ainda que o setor voltou a gerar empregos, com mais de 6 mil funcionários. Este número é 4% maior do que o obtido no final de 2016. Outros pontos importantes são:
-
A principal fonte de receita do mercado de distribuição de TI em 2017 veio das vendas de Hardware, com 65% das vendas;
-
Por outro lado, o grupo que mais cresceu no último ano foi justamente o de produtos não relacionados à Tecnologia da Informação. Itens como TVs, Telefonia e outros são que tiveram a maior alta do ano: ao todo, estes produtos ampliaram sua participação no mercado de 20,3% para 24,3%;
-
O estudo indica que a área de Distribuição de TI deverá crescer novamente em 2018, fortalecida pela oferta de serviços e a inclusão de novos produtos ao portfólio. A perspectiva é que o valor faturado pelo segmento ultrapasse os R$ 12 bilhões até o final do ano.
Censo das Revendas
Em sua 8ª edição, o Censo das Revendas entrevistou mais de 2 mil canais de vendas para criar o mais amplo panorama dos negócios com tecnologia do Brasil. E o resultado foi mais uma vez positivo. Entre os destaques do estudo, alguns números que merecem atenção especial são:
-
Depois de uma forte queda em 2016, as revendas de tecnologia voltaram a crescer no ano passado, com um aumento de 5,3%, em média;
-
Entre as regiões do país, o melhor desempenho foi visto nos estados do Sul, com 6,4% de alta;
-
O levantamento estima que, hoje, existem 25,5 mil lojas de TI espalhadas pelo Brasil;
-
61% das revendas brasileiras não possui loja física. Enquanto 83% contam com vendas virtuais.