23/01/2019
Transformação digital e impacto regulatório estiveram na pauta
Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; Júlio Semeghini Neto, secretário executivo, e Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação, reuniram-se nesta terça-feira (22), com o presidente da ABES, Francisco Camargo; Anselmo Gentile, diretor executivo e Fábio Rua, membro do Conselho Deliberativo da entidade.
“Pudemos apresentar um panorama do setor, as preocupações da ABES quanto à Segurança Jurídica e Tributária bem como a necessidade de o governo promover sistematicamente a análise do impacto regulatório para novas leis, normas, para que o país se modernize, acelerando a sua transformação digital”, conta Camargo.
Segundo o dirigente da ABES, o ministro explicou o novo direcionamento do Ministério, que vai da pesquisa cientifica-tecnológica, aplicações práticas da tecnologia e criação de um ambiente de inovação que possibilite às empresas desenvolverem produtos e serviços a partir da pesquisa científica-tecnológica.
O ministro também confirmou a criação de uma Secretaria de Planejamento, que estabeleça a coordenação entre as diversas atividades do Ministério, estabeleça métricas objetivas e o cumprimento das metas. “Como bem disse o ministro, o dinheiro é do contribuinte, tem que ser medido o seu retorno para a sociedade”, destaca Camargo.
Pontes também falou sobre a preocupação com a educação cientifica, começando na infância, e como tem conversado com o Ministério da Educação sobre a necessidade de se ensinar a programar, a codificar, para o desenvolvimento do pensamento estruturado nas crianças.