ABES realiza treinamento sobre seu Programa de Integridade

01/08/2019

A ABES promoveu, no dia 1º de agosto, um treinamento sobre seu Programa de Integridade, no qual reuniu diretores, conselheiros, colaboradores, além dos coordenadores de comitês e dos grupos de trabalho.

Ministrado pela compliance officer da ABES, Carolina Marzano, a apresentação teve como objetivo destacar as diretrizes da associação, que constam no seu Código de Ética e Conduta e na Política de Interação com os Agentes Públicos.

Grupo atento ao treinamento

A partir das regras, Carolina apresentou exemplos de situações no dia a dia, nas quais as orientações se aplicam como, por exemplo, na entrega ou recebimento de brindes corporativos; na prestação de contas de gastos quando a serviço da entidade; nos encontros e reuniões com autoridades, entre outras ocasiões.

“Nosso objetivo é capacitá-los a identificar, prevenir, tratar e comunicar situações de risco ou com indícios de irregularidades e, principalmente, estimularmos a cultura de governança e compliance no setor de TIC. Temos intensificado este programa desde 2018. Estudamos, buscamos orientação externa e alinhamento com as diretrizes da Controladoria Geral da União, inclusive”, destacou.

Gestão transparente e uma empresa ética

Como parte do Programa de Integridade, os treinamentos periódicos são fundamentais para fortalecer o programa e manter as pessoas sintonizadas com os valores, práticas e objetivos da associação, que conta ainda com um canal de denúncias próprio.

Rodolfo Fücher e Francisco Camargo, presidentes executivo e do conselho da ABES, respectivamente, reiteraram a importância de uma gestão transparente na entidade. Além do foco interno, a meta da ABES é incentivar discussões que promovam mais ética no mercado de TIC e, por meio da iniciativa “Uma Empresa Ética, fazer com que os associados desenvolvam  programas de integridade em suas empresas.

Rodolfo Fücher e Carolina Marzano

A estratégia de comunicação da iniciativa “Uma Empresa Ética ressalta a relevância dos padrões éticos e morais na gestão e o impacto positivo da implementação de Programas de Integridade, baseados em políticas e práticas que inibem a corrupção e a concorrência desleal. Os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, contam com um serviços diferenciado à disposição: um Canal de Denúncias, independente e gratuito, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015. Saiba mais no site umaempresaetica.com.br.

Francisco Camargo