Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES realiza treinamento de seu Programa de Integridade

16/05/2018


     

Nos últimos anos, o Brasil vem sendo abalado por escândalos de corrupção, envolvendo empresas públicas e privadas, funcionários públicos e políticos, que afetam a reputação, a administração e, até mesmo, a existência das organizações, que podem ser liquidadas. Junto com o anseio por mais transparência nas gestões, o país passou a contar com a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), que trouxe novas regras e mais rigor às sanções.
 
Alinhada com esta realidade, a ABES lançou seu Programa de Integridade, em março de 2018, formado por uma versão atualizada do seu Código de Ética e Conduta e por um novo Guia de Políticas de Interação com Agentes Públicos.
 
“Não basta apenas ter documentos com diretrizes e regras. As pessoas precisam conhecê-las, entender seus impactos e segui-las. Este é um movimento que exige a conformidade por parte de todos, sejam os executivos, colaboradores, conselheiros ou fornecedores. Também temos como objetivo orientar e estimular nossos associados, para que implementem programas e ações em suas empresas. O combate à corrupção é uma das bases para a concorrência leal, um mercado mais competitivo e sintonizado com padrões internacionais”, explica Francisco Camargo, presidente executivo da ABES.
 
Programa de Integridade na prática
 
Thiago Sombra

 
Por isso, a associação está dando continuidade ao programa, com a realização do primeiro treinamento sobre o tema, ocorrido no dia 15 de maio, em São Paulo, que reuniu diretores, conselheiros, coordenadores de comitês e funcionários, conduzido pelo advogado e professor Thiago Sombra, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, consultoria que fez um mapeamento de processos, análise e entrevistas com todas as pessoas e empresas que atuam em nome da entidade.
 
“Com 31 anos de existência, a ABES é reconhecida pela sua representatividade setorial e vai investir, cada vez mais, na promoção de uma gestão transparente, estimular discussões que promovam a ética no mercado de TIC e orientar os associados para que eles desenvolvam programas de conformidade em suas empresas”, enfatizou a advogada Carolina Marzano, Compliance Officer da ABES e especialista em Propriedade Intelectual e Anticorrupção.
 
Acesse aqui o Código de Ética e Conduta da ABES e o Guia de Políticas de Interação com Agentes Públicos. Na área restrita, acessada por meio de login e senha, os associados podem acessar outros documentos que fazem parte do programa.