ABES prestigia a posse do deputado federal Marcos Pereira como presidente do Conselho da Softex

10/06/2019

No dia 06 de junho de 2019, aconteceu a 67ª reunião do Conselho de Administração da Softex realizada na Sala dos Conselhos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília (DF). Na oportunidade, ocorreu a posse do deputado federal Marcos Pereira (PRB/SP), que foi eleito presidente do Conselho de Administração da Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento, promoção e fomento  da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI. Rodolfo Fücher e  Francisco Camargo, presidente executivo e presidente do Conselho da ABES, respectivamente, participaram do encontro.

Fücher agradeceu o convite para participarem a solenidade e disse que ficou impressionado com o esforço da gestão da Softex em reduzir os custos operacionais da entidade com o objetivo de direcionar mais recursos para os projetos que trazem impacto socioeconômico positivo para o Brasil. O executivo destacou ainda os trabalhos que a Softex realiza na área de capacitação de pessoas e no estímulo de projetos de inovação associados às startups.

Estiveram ainda na reunião Júlio Semeghini, Secretário-Executivo do MCTIC; Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC; Walter Pinheiro, Secretário de Planejamento da Bahia; do juiz Bráulio Gusmão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Ruben Delgado, presidente da Softex; Diônes Lima, vice-presidente da Softex, entre outras autoridades e membros do Conselho da entidade.

Também prestigiaram a solenidade de posse os conselheiros Wellington de Oliveira Barros Junior e Maria Cristina Olimpo Duarte Patoilo (BNDES); Alexandre Guilherme Motta Sarmento (CNPq); Alexandre Z. Barragat Andrade (FINEP); o ex-ministro, deputado e presidente do Conselho da Softex, Celso Pansera; Igor Manhães Nazareth e Luciano Cunha de Sousa (ME); Paulo César Rezende Alvin; Celestino Todesco e Otávio Caixeta (MCTIC); Christian Santos (ASSESPRO); Sheila Oliveira Pires (ANPROTEC); Paulo Roberto Freire Cunha (SBC); Alberto Blois (Riosoft); Manoel Christovam de Amorim Neto (Softex Recife); Djalma Petit (Tecsoft); Anderson de Sousa (Senai Londrina) e Ricardo Vaz da Silva (Comtec).

Sobre Marcos Pereira e a Softex

Marcos Antônio Pereira, 47 anos, é advogado, professor e o atual 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional do Brasil. Ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcos Pereira é capixaba e foi eleito deputado federal por São Paulo em 2018.

Na solenidade de posse, Marcos Pereira destacou ser urgente “não só a redefinição das políticas públicas para o setor de TIC, mas também o redesenho da própria atuação do poder público frente à essa nova realidade, com a adoção de mecanismos tarifários, aduaneiros e de fomento financeiro totalmente aderentes à necessária agilidade trazida pelos novos tempos”.

Para Ruben Delgado, presidente da Softex, o ingresso do deputado no Conselho é um importante reforço para a entidade. “Ao longo de seu extenso trabalho na vida pública, Marcos Pereira acumulou sucessos, com destaque para a sua atuação à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços onde, em menos de dois anos, o Brasil voltou a estar presente nos principais eventos econômicos internacionais. Esse mesmo dinamismo que fortaleceu a indústria nacional agora passa a ter como foco a indústria brasileira de TI, o que nos deixa ainda mais otimistas em relação ao sucesso do trabalho que a entidade está realizando”.

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas - Governo, Academia e Setor Privado - para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR.

Para mais informações acesse www.softex.br.