ABES participa do WCIT 2016 em painéis sobre inovação e dados abertos

06/10/2016

Entidade foi uma das parceiras da Assespro para a promoção do evento

A edição brasileira do Congresso Mundial de Tecnologia da Informação - WCIT Brasil 2016, que aconteceu em Brasília, de 3 a 5 de outubro, contou com a participação de Francisco Camargo, presidente da ABES, que integrou o painel “Desvendando os Segredos para a Inovação”, realizado no dia 05.

“Os dados do estudo Mercado Brasileiro de Software, da ABES em parceria com o IDC, apontaram que a busca por eficiência e diferenciação competitiva dos negócios continuará demandando por inovações e investimentos crescente em TIC”, observou Camargo. A transformação digital, internet das coisas, pagamentos móveis, segurança e business analytics são áreas do setor que estão em franca expansão. Acesse aqui apresentação.

A associação marcou presença também no painel sobre dados abertos. Andriei Gutierrez, membro do Comitê Regulatório, falou sore a iniciativa Brasil, País Digital, liderada pela ABES, que visa o debate e a popularização da importância da coleta, análise e aplicação dos dados para a sociedade brasileira. “Estamos positivamente surpreendidos com o interesse da população sobre o tema. Temos mostrado como o uso dos dados e da tecnologia tem melhorado a saúde, a mobilidade urbana, a educação, entre outras áreas. A participação das pessoas tem superado as nossas expectativas. Lançada oficialmente em julho de 2016, a página Brasil, País Digital no Facebook já tem mais de 16 mil seguidores”, destacou Gutierrez, um dos coordenadores deste projeto.

A ABES foi uma das parceiras da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) para a promoção e realização do WCIT Brasil 2016, evento global que, pela primeira vez, ocorreu na América do Sul e reuniu mais de 3 mil participantes de 80 países.

PARQUE TECNOLÓGICO e INTERNET

No dia 03, o congresso foi aberto pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e também participaram da solenidade o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF). Entre as autoridades estavam ainda o embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; Santiago Gutierrez, presidente da WITSA e James Poisant, secretário geral da entidade.

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) apresentou durante o WCIT o primeiro parque tecnológico com foco na inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Distrito Federal, o BioTIC. O Parque Tecnológico, que fica próximo à Granja do Torto, tem capacidade para abrigar aproximadamente 1.200 empresas e potencial para geração de mais de 25.000 empregos diretos.

Um dos momentos mais esperados do Congresso foi a palestra de Vint Cerf, ocorrida no dia 04 de outubro, considerado um dos pais da internet e, atualmente, vice-presidente do Google.  Em “Negócios Ilimitados: Internet no Século 21”, ele discutiu o futuro da internet e os principais desafios para o seu desenvolvimento. Cerf deixou claro que a internet não está acabada, mas continua em construção. Segunda ele, ainda existe uma grande quantidade de negócios na área com forte potencial de evolução, a exemplo de novos protocolos, novas funções, aplicações de alta performance e Internet das Coisas.