ABES participa do 3º Seminário “Grandes Desafios da Computação”

O evento tem o objetivo de identificar e solucionar os grandes desafios reais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em instituições públicas e privadas

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) participa do 3º Seminário “Grandes Desafios da Computação” promovido pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC e que também conta com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – BRASSCOM, do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovação – MCTI e da Confederação Nacional da Indústria – CNI.
O seminário tem como objetivo identificar os grandes desafios reais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em instituições públicas e privadas. Representantes de diversos setores participarão de painéis sobre os desafios de suas áreas para os quais a tecnologia pode ser um diferencial.
O evento será dividido em duas fases. A primeira será um workshop exploratório no qual se buscará identificar as necessidades ou desafios na área de Computação entre diversos setores, e contará com um grupo restrito de pesquisadores, representantes do setor privado e do governo. A segunda fase do evento será focada na chamada de trabalhos com base nos temas identificados no primeiro evento.

No dia 15 de abril, Paulo Milliet Roque, diretor de Inovação da ABES, participará do painel que trata dos desafios da computação em áreas de demanda estratégica. “Esse encontro é uma excelente oportunidade para que sejam levantados os problemas que necessitam de pesquisa e desenvolvimento, além de promover a discussão, de forma conjunta, das soluções para os desafios apontados. O encontro possibilita também articulações institucionais e de investimentos para solução esses problemas”, afirma Paulo Roque.

No começo do ano, a ABES criou uma Diretoria de Inovação e Fomento que será o ponto focal dos associados que buscam por consultoria ou informações de apoio à inovação e sobre os programas para crescimento e desenvolvimento das empresas. “Esse seminário vai ao encontro do objetivo dessa nova diretoria que tenta suprir as necessidades das empresas de acessar os recursos e programas de apoio disponíveis e ajudar essas empresas a encontrarem os meios corretos de obtenção de crédito e suporte aos processos de inovação por meio de programas governamentais e privados”, finaliza Paulo Roque.