14/09/2014
Diretor jurídico da entidade participou do painel sobre Lojas Virtuais
No dia 26 de agosto, a ABES participou do 34º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que foi realizado de 24 a 26 de agosto, no Sheraton WTC, em São Paulo. Sob o tema a “Propriedade Intelectual como Fator Essencial ao Crescimento Econômico”, o congresso reuniu as mais expressivas personalidades nacionais e estrangeiras, envolvidas no debate e aperfeiçoamento da Propriedade Intelectual.
Dr. Manoel Antônio dos Santos, diretor Jurídico da ABES, participou do painel “Lojas virtuais - venda de produtos falsificados e uso de marcas de terceiros: questões cíveis e penais”, abordando as perdas reais para os titulares de marcas objeto de vendas de réplicas ou contrafações em lojas virtuais, além dos desafios propostos pela democratização no acesso aos itens de consumo e os riscos da falsificação e violação sistemática dos direitos de propriedade intelectual e respostas cíveis e penais.
O evento contou com a participação de importantes entidades e órgãos de governo nacionais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), bem como de entidades internacionais de PI, como a World Intellectual Property Organization (WIPO) e a International Association for the Protection of Intellectual Property (AIPPI).
Durante três dias - em programação distribuída em plenárias e painéis - juízes, homens de negócios, membros do governo, advogados, acadêmicos e outros especialistas na matéria debateram, entre outros, temas da Propriedade Intelectual ligados a Patentes, Direito Autoral, Transferência de Tecnologia, Biotecnologia, Cultivares, Internet e Esportes.