Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES participa de evento sobre Big Data e indústria 4.0 em Florianópolis

21/12/2017
 

Entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2017, a cidade de Florianópolis (SC) recebeu pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano para o UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, que tinha como objetivo promover parcerias entre empresas brasileiras e italianas, estimular a discussão sobre internacionalização de empresas, bem como viabilizar a realização de projetos acadêmicos de pesquisas na área tecnológica entre Brasil e Itália. A ABES marcou presença no evento com seu diretor de marketing e inteligência de mercado, Carlos Sacco, e sua diretora de inovação, Jamile Sabatini Marques.

Um dos destaques da programação foi o workshop realizado dia 19 de dezembro no auditório da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com palestras de Antonio Corradi, professor da UNIBO (Universidade de Bolonha); Lucia Mazzoni, chefe de Inovação em Serviços da ASTER, instituição responsável pela inovação e compartilhamento de tecnologias entre empresas e universidades da região da Emília-Romana; e Giovanni Grazia, que está à frente da Agenda Digital Emília-Romana (ADER).

Big data e indústria 4.0

A vinda dos italianos deverá alavancar a realização de um estudo de viabilidade para a formação de um grupo de pesquisa internacional, segundo o Prof Carlos Roberto De Rolt, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). “Trouxemos para a comunidade acadêmica e empresarial algo que começou em nossa universidade, mas que estamos abrindo para todos”, disse De Rolt, que, entre outras coisas, atua no LabGES (Laboratório de Tecnologias de Gestão) do Mestrado Profissional em Administração da ESAG, um dos idealizadores do projeto UDESC-UNIBO Joint Lab.
 
Batizado de Join Lab, esse novo laboratório, a ser formado por pesquisadores e empresários do Brasil e de países da União Europeia, pretende pesquisar o uso de Big Data para desenvolver a chamada indústria 4.0 – a chamada Quarta Revolução Industrial.
 
Com informações da Coordenadoria de Comunicação da FAPESC