Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES participa da reunião bienal da ICANN em Barcelona

11/10/2018

Vanda Scartezini e Paulo Roque representarão a entidade
 
Com a crescente presença internacional de várias empresas associadas, a ABES enviará dois representantes para participar, no dia 22 de outubro, da ICANN (entidade que regula a internet mundial), que realizará sua quarta Reunião de Alto Nível do Governo (HLGM) em Barcelona, na Espanha, durante o ICANN63.
 
Representarão a ABES a engenheira Vanda Scartezini, diretora e conselheira que já participa há algum tempo da governança da internet mundial, e o engenheiro Paulo Milliet Roque, vice-presidente da entidade e membro do Conselho deliberativo da ABES.
 
“O assunto técnico de maior relevância será o resultado do Key Rollover que deve ocorrer este mês e para o qual todos devem estar preparados. Aproveitamos para adiantar os principais assuntos que serão tratados e nos quais estaremos envolvidos", destaca Vanda.

Confira os tópicos a seguir:

a) A reunião de alto nível de Governos na ICANN se dá a cada dois anos e terá lugar em Barcelona. São Ministros e representantes de alto escalão de 150 países, mais os líderes de organizações intergovernamentais, para discutir os assuntos técnicos, legais e de desafios geopolíticos neste mundo conectado e em constante mudança.

b) O assunto técnico de maior relevância será o resultado do Key Rollover que deve ocorrer em 11 de outubro 2018 e para o qual todos devem estar preparados. Para facilidade dos associados da ABES segue aqui o link para o Manual em inglês sobre “O que esperar do Key Rollover” – importante leitura para todos os ISP -Provedores de serviços de Internet, assim com todas as empresas para que não sejam surpreendidas com o risco de ficarem bloqueadas. Cada empresa deve se inteirar e garantir que seu ISP (Internet Service Provider) estará preparado. 

KEY Rollover Manual em Inglês 

Após o início da substituição do KSK raiz (Root Key Signing Key), atualmente planejado para 11 de outubro de 2018, espera-se que uma porcentagem muito pequena dos usuários da Internet tenha problemas na resolução de alguns nomes de domínio. Atualmente, há um pequeno número de Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC) que validam resolvedores recursivos que estão configurados incorretamente, e alguns dos usuários que dependem desses resolvedores terão problemas. Este documento em inglês sdescreve quais usuários verão problemas e, entre eles, que tipos de problemas eles verão em vários momentos, dos quais destacamos os seguintes pontos:
 
  • Os usuários que dependem de um resolvedor que tenha o novo KSK não verão nenhum efeito do rollover.
  • Se todos os resolvedores de usuários não tiverem o novo KSK em sua configuração de âncora de confiança, o usuário provavelmente começará a ver os efeitos em algum momento nas 48 horas após o rollover acontecer.
  • É impossível prever quando os operadores dos resolvedores afetados notarão que a validação está falhando para eles.
  • A análise de dados sugere que mais de 99% dos usuários cujos resolvedores estão validando não serão afetados pelo rollover do KSK.

c) No tocante à preparação para a nova rodada de novos gTLDs (Generic Top-Level Domain) do qual somos membros ativos, o grupo de trabalho está liberando o primeiro relatório geral de trabalho dos 4 grupos básicos e haverá intensa discussão sobre estas recomendações em sessões abertas aos participantes durante a semana.

d) Da mesma forma, outra atividade relevante da qual também somos membros efetivos é o Auction Proceeds, que trata de propor a estruturação da forma como vamos utilizar os 230 milhões de dólares, resultado dos Leilões dos novos TLDs da primeira rodada, que começou em 2012, para suportar novos projetos ao redor do mundo, dentro da missão da ICANN. Também aqui o primeiro relatório com as recomendações iniciais será debatido com o público.

e) Um terceiro e quarto assuntos, do qual também somos membros efetivos, são as revisões sistemáticas das organizações que compõem o ICANN: No momento, estamos participando como membro ativo da revisão do Comitê Especial que seleciona e elege os membros do Board e líderes das principais organizações de suporte e grupos de assessoramento, o NOMCOM. Também aqui o relatório final será apresentado e debatido com o público. Já a revisão do AT Alarge-ALAC, que é o comitê de assessoramento do Board, que defende os interesses dos usuários ao redor do mundo, com 5 grupos regionais, os RALOS – em nossa região LACRALO -, está já em fase de implementação das recomendações.

f) Diversos outros assuntos terão foco no ICANN 63. Para quem tiver interesse a participação remota é possível e os links para cada sessão está disponível clicando na Agenda ( Schedule) dia a dia, no link a seguir: https://63.schedule.icann.org/meetings?with[my]=true&classes[]=Groups%3A%3AMeetings%3A%20%3AMeeting.

Todas as informações desta matéria, podem ser acessadas neste PDF .