Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES leva Intel, Logicallis, Cisco e IBM para Connected Smart Cities

As empresas associadas debaterão sobre gestão urbana e melhorias dos serviços públicos, soluções integradas de IoT, inteligência artificial e big data

São Paulo, 9 de setembro de 2020 - O Connected Smart Cities teve de se adaptar para este ano, devido à pandemia de Covid-19, e por isso será totalmente digital. Para apoiar essa experiência, a ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software, umas das patrocinadoras institucionais do evento, abre espaço para os seus associados Intel, Logicallis, Cisco e IBM, para participarem do painel Cidades Conectadas, na Agenda Estratégica Parceiro ABES, no próximo dia 10 de setembro, às 9h. As inscrições devem ser feitas aqui .

A 6ª edição do evento será marcada por temas relacionados ao urbanismo sustentável nas cidades como meio ambiente, energia e mobilidade. Pensando nisso, a ABES vai reunir executivos de empresas associadas para abordarem a gestão urbana e melhorias dos serviços públicos, soluções integradas de IoT, inteligência artificial e big data.

Para falar sobre monitoramento ambiental, mobilidade urbana, iluminação pública, gestão de resíduos, segurança pública e serviços de saúde para as cidades inteligentes, a ABES convidou Fabiano Sabatini, Especialista de IoT da Intel; Fábio Jardim, Gerente de Tecnologia da Logicallis; José Maria Cesario, Arquiteto de Soluções em Nuvem da IBM, e Ricardo Mucci, Sales Director da Cisco, para participarem desse painel.

"A tecnologia é uma das peças fundamentais para a construção das cidades do futuro. As possibilidades que enxergamos hoje ainda são apenas a ponta do iceberg que está por vir. O debate com visões e aplicações da tecnologia às cidades, promovido por este evento, é de suma importância para o avanço da sociedade", reforça Fábio Jardim, Gerente de Tecnologia da Logicallis.

Diante do debate, os especialistas também vão avaliar as perspectivas de uma cidade inteligente ser mais inclusiva, além de demandar a entrada de novos negócios.

"O propósito da Intel é criar tecnologias capazes de transformar o mundo e enriquecer a vida de cada pessoa da Terra. Por isso, estamos acelerando inovação em IoT, permitindo que o diversificado ecossistema de parceiros e desenvolvedores criem novas soluções rapidamente. Debater sobre os impactos e aplicabilidade da IoT nas Cidades Inteligentes é de extrema importância rumo ao futuro cada vez mais conectado e inteligente", explica Fabiano Sabatini, Especialista de IoT da Intel.

Para o diretor de Setor Público da Cisco do Brasil, Ricardo Mucci, é importante discutir como as cidades estão se preparando e quais os desafios e oportunidades para atender e se conectar a um cidadão que é cada vez mais digita. "Na Cisco acreditamos que a tecnologia tem o potencial de criar oportunidades para todos e com a conectividade podemos construir um futuro mais digital e inclusivo. E isso passa pela digitalização das cidades".

Segundo José Maria Cesário, Arquiteto de Soluções em Nuvem da IBM, o cenário das cidades inteligentes é composto de várias soluções tecnológicas, desde soluções legado e sistemas já existentes nas cidades até novas tecnologias como IoT, Big Data e Inteligência Artificial. Novas fronteiras como a tecnologia 5G deixarão mais próximos todos esses elementos e a computação em nuvem e Edge Computing será o alicerce para sustentar esse modelo.

"A IBM acredita e suporta todos os elementos desse modelo tecnológico, onde a integração é fundamental e isso ocorre de forma aberta, transparente e segura. A convergência dessas tecnologias irá auxiliar o poder público e a população a ter cidades mais conscientes e atuantes nos setores de meio ambiente, segurança, transporte, saúde e várias outras áreas que dependem da integração entre a ação do ser humano, que é fundamental, e a tecnologia", finaliza o porta-voz.

SERVIÇO: Connected Smart Cities - Painel Cidades Conectadas Agenda Estratégica Parceiro ABES
Data: 10 de setembro
Hora: 9h
Inscrições: http://www.sympla.com.br/connected-smart-cities--mobility-dx__772138?d=csc20_inst_abes100

Convidados

Fabiano Jardim - Gerente de tecnologia especializado em desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas (IoT), na Logicalis. Há mais de 16 anos na empresa, Fábio já atuou como engenheiro de sistemas, engenheiro de telecomunicações e atualmente é gerente de tecnologia, responsável pelo time de desenvolvimento de hardware e software para soluções de IoT da Logicalis. Fábio é formado Engenharia Elétrica com ênfase em Computadores pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e possui certificação em Internet of Things: Roadmap to a Connected World pelo MIT Professional Education Digital Programs.

José Maria Cesario - Possui 23 anos de experiência na área de tecnologia da informação, especializado em arquitetura de soluções em nuvem e IoT. Trabalha na IBM há 20 anos e também é professor universitário há 12 anos. Possui Graduação em Análise de Sistemas e Pós-Graduação em Tecnologia de Informação pela UNIMEP (Metodista de Piracicaba), MBA em Gestão de Projetos pela FGV, Pós-Graduação em Automação Industrial e Mestrado em Inovação e Tecnologia pela UNICAMP.

Fabiano Sabatini - Gerente Técnico e Especialista em IoT da Intel Brasil. Engenheiro Eletrônico de formação pela FEI e com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV e MBA em BigData/Data Science pela FIAP, é um dos responsáveis por identificar oportunidades e desenvolver soluções de AIoT utilizando as últimas tecnologias da Intel. Ele conhece os aspectos técnicos e mercadológicos das soluções voltadas para segurança pública, canal, varejo, indústria, cidades inteligentes e é um dos especialistas em IoT, Big Data e AI da Intel.

Ricardo Mucci - Diretor do Setor Público e responsável pelo segmento de Energia e Oil & Gas da Cisco Brasil. Com mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia e comunicação (TIC), o executivo acumula longa experiência no desenvolvimento de projetos transformacionais para Governo, liderando grandes projetos nas áreas de Gestão de Saúde Pública, Segurança Pública, Educação, Fazenda, entre outros. Antes de ingressar à Cisco, era diretor de vendas para Setor Público na Oracle e trabalhou também na IBM e Telefônica. Ricardo Mucci é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista, possui MBA pela Fundação Dom Cabral e Pós MBA na Kellogg School of Business, além de outras formações pela Fundação Getúlio Vargas com foco em Gestão de Políticas Públicas, Telecomunicações e Banking.

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de 63,7 bilhões em 2019.

Acesse o Portal ABES - http://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

ABES - Contatos para a imprensa:
Weber Shandwick Brasil - abes@webershandwick.com