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ABES lança seu próprio Canal de Denúncias externo e independente

06/12/2018
 
Como parte das ações de seu Programa de Integridade, a ABES implantou um canal externo e independente para recebimento de denúncias de irregularidades e comportamentos contrários à ética e aos valores da associação, que possam envolver desvios de conduta de seus diretores, conselheiros, funcionários, fornecedores e associados.

Para denunciar com sigilo e segurançaas pessoas contam com as seguintes opções: ligar em um canal de atendimento exclusivo 0800 400 3333 ou enviar e-mail para abes@legaletica.com.br ou acessar este site. Os meios não guardam nenhuma informação de visitantes ou denunciantes, não usam cookies e nem quaisquer outros meios de identificação.

A denúncia é recebida por um profissional especializado, que a encaminhará para análise e averiguação, com total anonimato. Não há necessidade de identificação do denunciante, que pode acompanhar o andamento do caso relatado por meio do número de protocolo recebido após contato. O atendimento do 0800 é gratuito e funciona em horário comercial de segunda a sexta.

“O Brasil vive, atualmente, um momento de crescimento dos mecanismos de transparência e programas de integridade, sendo que uma estrutura de comunicação segura para que as pessoas possam, de forma anônima, apontar possíveis irregularidades, é fundamental nestas iniciativas”, ressalta Francisco Camargo, presidente executivo da ABES.

ABES e associados partilhando padrões éticos

O Programa de Integridade da ABES, lançado em março de 2018, incluiu ainda a atualização do Código de Ética e Conduta, o desenvolvimento e implementação de uma Política de Interação com Agentes Públicos, a atualização das rotinas internas, o treinamento da equipe e criação do cargo de Compliance Officer.

“Além das atividades na própria entidade, temos estimulado as empresas a desenvolverem seus próprios programas de integridade e, recentemente, criamos e disponibilizamos o Programa Uma Empresa Ética, um novo serviço para o associado”, explica Carolina Marzano, Compliance Oficer da ABES.

Em uma primeira fase do Programa Uma Empresa Ética, os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, terão à disposição um Canal de Denúncias, gratuito, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.

O próximo passo é conduzir atividades focadas nas leis gerais de proteção de dados, tanto a brasileira como as internacionais, que tratam da Privacidade e Segurança de Dados pessoais, demandam novos padrões de conduta nas organizações.

A ABES deve pleitear o Selo “Empresa Pró-Ética”, emitido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que reconhece publicamente as organizações que se mostram comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.