Como parte das ações de seu
Programa de Integridade, a ABES implantou um canal externo e independente para recebimento de denúncias de irregularidades e comportamentos contrários à ética e aos valores da associação, que possam envolver desvios de conduta de seus diretores, conselheiros, funcionários, fornecedores e associados.
Para denunciar com sigilo e segurança
, as pessoas contam com as seguintes opções: ligar em um canal de atendimento exclusivo 0800 400 3333 ou enviar e-mail para
abes@legaletica.com.br ou acessar este
site. Os meios não guardam nenhuma informação de visitantes ou denunciantes, não usam cookies e nem quaisquer outros meios de identificação.
A denúncia é recebida por um profissional especializado, que a encaminhará para análise e averiguação, com total anonimato. Não há necessidade de identificação do denunciante, que pode acompanhar o andamento do caso relatado por meio do número de protocolo recebido após contato. O atendimento do 0800 é gratuito e funciona em horário comercial de segunda a sexta.
“O Brasil vive, atualmente, um momento de crescimento dos mecanismos de transparência e programas de integridade, sendo que uma estrutura de comunicação segura para que as pessoas possam, de forma anônima, apontar possíveis irregularidades, é fundamental nestas iniciativas”, ressalta Francisco Camargo, presidente executivo da ABES.
ABES e associados partilhando padrões éticos
O Programa de Integridade da ABES, lançado em março de 2018, incluiu ainda a atualização do
Código de Ética e Conduta, o desenvolvimento e implementação de uma
Política de Interação com Agentes Públicos, a atualização das rotinas internas, o treinamento da equipe e
criação do cargo de Compliance Officer.
“Além das atividades na própria entidade, temos estimulado as empresas a desenvolverem seus próprios programas de integridade e, recentemente, criamos e disponibilizamos o
Programa Uma Empresa Ética, um novo serviço para o associado”, explica Carolina Marzano, Compliance Oficer da ABES.
Em uma primeira fase do Programa Uma Empresa Ética, os associados, além de contarem com o apoio do
Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, terão à disposição um
Canal de Denúncias, gratuito, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.
O próximo passo é conduzir atividades focadas nas leis gerais de proteção de dados, tanto a brasileira como as internacionais, que tratam da Privacidade e Segurança de Dados pessoais, demandam novos padrões de conduta nas organizações.
A ABES deve pleitear o Selo
“Empresa Pró-Ética”, emitido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que reconhece publicamente as organizações que se mostram comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.