A partir de pesquisa realizada pela ABES com seus associados para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e
compliance, a entidade decidiu criar a iniciativa
UMA EMPRESA ÉTICA, que visa estimular seus associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, internos ou externos; aprimorar o padrão de comportamento no trato com os clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais
, e criar normas formais para implementá-los.
“Estamos preparando os associados da ABES para uma nova era”, disse o presidente da ABES, Francisco Camargo, ao anunciar a inciativa durante o jantar de confraternização, realizado no dia 03 de dezembro, no Restaurante Vista, em São Paulo. A iniciativa é um desdobramento do
Programa de Integridade implantado na
ABES no decorrer de 2018.
“Uma Empresa Ética é uma inciativa, representada por um Programa, que visa fortalecer a cultura corporativa das empresas associadas, ressaltando a relevância dos padrões éticos e morais e a implementação de Programas de Integridade, com políticas e práticas que inibem a corrupção e a concorrência desleal. Nós esperamos contar com a adesão de vocês”, destacou advogada Carolina Marzano, compliance officer da ABES e especialista em Propriedade Intelectual e Programas Anticorrupção.
Em uma primeira fase, os associados, além de contarem com o apoio do
Compliance Officer e do Jurídico da entidade para dirimir dúvidas quando desenvolverem seus próprios programas, terão à disposição o serviço gratuito, um
Canal de Denúncias, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.
Em uma segunda fase, está previsto o desenvolvimento de Políticas de Proteção e Privacidade de Dados, para permitir às empresas se adequarem à nova Lei Geral de Proteção de Dados.
Canal de denúncias
Um dos serviços que o programa oferece é um
Canal de Denúncias que permite ao denunciante, registrar de forma anônima, denúncias sobre acontecimentos que não condizem com os padrões éticos e morais estabelecidos pelas normas de suas empresas ou pelas leis do País, de interesse das empresas associadas que se inscreverem no programa.
A ABES, como gestor do programa, não tem acesso ao conteúdo das denúncias, que são criptografas e enviadas diretamente para as empresas interessadas, a quem compete realizar a investigação.
Para garantir o anonimato do denunciante, a ABES não utiliza nenhuma técnica que permita identificar o endereço IP, o equipamento do denunciante.
“O Decreto nº. 8.420/2015 especifica que a existência de um Canal de Denúncia de Irregularidades, aberto e amplamente divulgado a funcionários e terceiros, é um dos parâmetros de avaliação dos programas de integridade, desse modo, decidimos lançar este novo serviço para os associados da ABES, que se orgulha em ser uma das primeiras entidades a se adequar às normas Anticorrupção no Brasil e de ter desenvolvido o próprio programa de integridade”, explicou Camargo.
O canal abrange diversos assuntos desde temas relacionados a atos de corrupção, fraudes e impropriedades contábeis até assédio moral e sexual, entre outros. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às empresas denunciadas, que são as únicas responsáveis pela investigação e confidencialidade das informações.
O Canal de Denúncias é um serviço para os Associados da ABES que se inscreverem no programa
UMA EMPRESA ÉTICA.
O site do canal de denúncias é
www.UmaEmpresaEtica.com.br.