Ação incentiva o uso de software legalizado no mercado brasileiro
A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software lançou nesta quarta-feira (27 de março) a Campanha “Empreendedor Legal” com o objetivo de combater a concorrência desleal e fomentar a competitividade nacional, explorando a importância do uso do software legalizado, entre os empresários brasileiros de qualquer segmento, e o respeito à propriedade intelectual. O lançamento ocorreu num café da manhã , realizado em São Paulo, que reuniu associados, os diretores da Associação e representantes ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectualdo, APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, BSA - The Software Alliance, CNC – Confederação Nacional do Comércio, do CNCP - Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do ETCO - Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial e do MBC - Movimento Brasil Competitivo, importantes entidades governamentais, da indústria e do comércio, que constroem o alicerce da campanha.
Jorge Sukarie, presidente da ABES, apresenta objetivos da campanha
“ALGUNS ERROS ESTÃO NA CARA. OUTROS NÃO”: está é a mensagem da campanha que traça um paralelo com o jogo dos 7 erros, enfatizando que é fácil esconder algumas práticas de concorrência desleal como, por exemplo, a pirataria de software. Ao usar um software pirata, a empresa se beneficia ilegalmente em prejuízo dos seus competidores, contribui para o aumento do desemprego e ainda prejudica o crescimento econômico do país.
Rodrigo Paiva - Coordenador do Grupo de Trabalho de Defesa da Propriedade Intelectual
O Portal de Denúncia Anônima (
www.denunciepirataria.org.br) é o destaque da campanha que abre um novo canal de comunicação entre as empresas e as associações, estimulando um comportamento ativo da sociedade no combate à concorrência desleal para que prevaleça um ambiente de concorrência justa dentro do país.
De acordo com Gérson Schmitt, presidente do conselho deliberativo da ABES: “Queremos, com esta campanha, dar aos empreendedores e aos executivos brasileiros uma maior consciência acerca dos princípios e vantagens da competição leal, cada vez mais exigida por consumidores, sociedade e mercados de exportação. O papel da ABES e de nossos parceiros é também o de orientar os associados e as empresas brasileiras para a oportunidade deste cenário, mostrando que o mercado de TI legal pode ser, cada vez mais, um instrumento de produtividade e redução de riscos operacionais, bem como de diferencial competitivo”. Jorge Sukarie, que acabou de ser eleito presidente da ABES, destacou que “um movimento contra a concorrência desleal é fundamental, pois precisamos privilegiar quem atua e compete de forma justa”.
Diretoria ABES e representantes das entidades parceiras
A campanha tem como pano de fundo as altas taxas de pirataria de software no Brasil que ainda atingem 53% do mercado, de acordo com pesquisa da BSA - The Software Alliance. Essa atividade anda na contramão do crescimento econômico e da prosperidade do país, contribuindo para o crime organizado e impedindo o crescimento de mercados, investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias, geração de novos empregos e prejudicando a arrecadação de tributos.