ABES e Núcleo Softex Campinas lançam Programa de Capital Humano

19/05/2016

Objetivo é agregar valor à gestão de RH nas empresas de TI

Para fomentar o desenvolvimento dos processos de HCM - Human Capital Management (Gestão de Capital Humano, da sigla em inglês) e a troca de conhecimentos entre empreendedores e gestores de RH, a ABES e o Núcleo Softex Campinas promoveram um encontro, no dia 18 de maio, para a apresentação do Programa HCM, que visa organizar e disseminar as boas práticas na gestão de pessoas das empresas do setor de TI e também das de base tecnológica.

Edvar Pera Junior, diretor do Núcleo Softex Campinas, explicou que o programa começou com empresas do interior de São Paulo, por meio de uma pesquisa de salários no setor. “Verificamos a dificuldade de comparar as funções, que as remunerações eram muito discrepantes, que faltavam planos de carreira ou mesmo as descrições das atividades atribuídas a cada cargo”, disse.

A partir desse diagnóstico inicial, o Núcleo Softex Campinas conseguiu mobilizar 30 empresas associadas, que juntas têm 4 mil funcionários, para a criação de uma plataforma online, que organiza os dados obtidos no mapeamento de cargos e salários praticados pelas organizações participantes. “Estas informações se tornam referência na hora de contratar e promover os funcionários. Queremos que mais empresas contribuam com dados para esta plataforma se estabelecer como importante ferramenta no processo de RH”, ressalta o diretor.

“Com o lançamento do programa para mais empresas de São Paulo e do Brasil, incluindo as associadas da ABES, poderemos disseminar essa cultura de gestão dos colaboradores e contribuir para a valorização dos profissionais”, destaca Carlos Sacco, diretor de Marketing e de Inteligência de Mercado da ABES.

Outra atividade importante do Programa HCM é a realização de fóruns sobre gestão de recursos humanos, para que se estabeleça uma rede de conhecimento e troca de experiências.

Christian Souza, CIO da Direct.one, empresa associada da ABES, comentou que considera fundamental se estabelecer uma “padronização na busca por profissionais qualificados”. Opinião reiterada por Alessandra Capovilla Macioni, coordenadora de RH da Gateway Automação, que destacou que a iniciativa “veio agregar valor, gerar aproximação entre os gestores e contribuir com o desafio de promover a retenção de talentos nas empresas”.

Na ocasião, os participantes do encontro ganharam um diagnóstico da sua estrutura de cargos e uma avaliação dos valores da sua grade salarial comparados com valores pagos por outras empresas de TI.

Nessa fase inicial, os interessados em participar do Programa HCM podem contatar o Edvar Pera Júnior pelo e-mail: edvar@cps.softex.br.

Gestão de capital humano

As empresas de base tecnológica são fortemente baseadas em talentos, demandam capital humano especializado e, por isso, exigem que a gestão e o aperfeiçoamento deste capital humano sejam uma constante.

No Programa HCM, as empresas são assistidas e assessoradas na elaboração e implementação de uma Arquitetura de Cargos e Salários, na estruturação de uma Estratégia de Remuneração, tem acesso a um completo sistema de avaliação de cargos e salários e participam de Fóruns de RHs, nos quais são trocadas experiências e apresentadas as melhores práticas da área de gestão de capital humano.

Atrair e reter talentos, conhecer e fazer evoluir sua equipe, formar e preparar líderes, conhecer as características do mercado e do ecossistema de HCM no qual a organização está inserida são temas essenciais para garantir crescimento sustentado e perenidade e, por isso, devem ser foco de especial atenção de todas as organizações. Acesse aqui a apresentação.