Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES debate bitributação no setor de TI na 16ª edição do TI Rio Info


Jorge Sukarie, presidente do conselho da ABES, participará, no dia 24, de debate sobre as questões tributárias que dificultam o planejamento das empresas
 
Jorge Sukarie, presidente do conselho da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), é um dos palestrantes da 16ª edição do TI Rio Info, realizado nos próximos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova, zona central do Rio de Janeiro. O evento é o principal dedicado à Tecnologia da Informação (TI) realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do país. Sukarie participará do painel "As questões tributárias que dificultam o planejamento de nossas empresas", marcada para o dia 24, às 16h. Inscrições podem ser realizadas pelo link.
 
Outros importantes nomes do setor de tecnologia dividirão o palco com Sukarie: Gilberto Martins de Almeida, consultor das Nações Unidas sobre leis para a Internet; e Ricardo Lodi Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário – SBDT; além do moderador Gerino Xavier da Silva Filho; Secretário Geral da Fenainfo (Federação Nacional das Empresas de Informática). O debate entre os três faz parte do fórum de debates "A TI – no futuro pós-eleitoral".
 
O painel será centrado nos conflitos entre as esferas tributárias - em especial as estaduais e municipais - na cobrança de tributos conflitantes, além das ameaças de mudanças na cobrança dos encargos previdenciários a partir de 2020. A questão ganhou força com a publicação do Convênio 106 do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) autorizando a cobrança do ICMS para o setor de software.
 
"A Lei Complementar 116, de 2003, estabelece claramente a cobrança de ISS para o software, e a eventual cobrança do ICMS representaria uma bitributação, o que é nao é permitido pela Constituição Brasileira.. Muitos estados, entre eles São Paulo, buscando um aumento em sua arrecadação, tem seguido esta orientação do CONFAZ passando a tributar as empresas. Diversas ações contestam essa decisão e o setor aguarda uma solução para este impasse no âmbito do STF", comenta Jorge Sukarie.
 
A insegurança jurídica no Brasil é um dos maiores desafios aos empreendedores. A ABES, ao longo de sua história, sempre esteve engajada em discutir e participar dos marcos regulatórios do setor, em especial os tributários. Desde o início desta ofensiva dos Estados, nos posicionamos firmemente contra a bitributação, apontando os instrumentos legais que embasam nosso entendimento, e vem promovendo ações no sentido de dirimir esta discussão no Supremo Tribunal Federal. No ano passado lançamos o Projeto 'FORA ICMS' que vem agindo em diversas frentes para fazer valer a Constituição e dirimir de vez por todas esta discussão que tanto aflige o setor", complementa o executivo da ABES.
 
AGENDA
 
Painel "As questões tributárias que dificultam o planejamento de nossas empresas"
Parte do Fórum "A TI – no futuro pós-eleitoral", na 16ª edição do TI Rio Info
Data: 24 de setembro
Horário: das 16h às 18h
Local: Centro De Convenções Sulamérica - Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ
Link: http://rioinfo.com.br/2018/06/06/ti-no-futuro-do-desenvolvimento-brasileiro/
            Divulgação/ ABES
 
Sobre a ABES
 
A ABES tem cerca de 2 mil empresas associadas e conveniadas, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, empresas responsáveis pela geração de mais de 200 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 24 bilhões por ano.
Fundada em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor do setor de Tecnologia da Informação, na defesa da propriedade intelectual e combate à pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio às iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional.
 
Para maiores informações
 
Portal ABES - www.ABES.org.br ou a Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.