Associado contará com palestras e orientação sobre fontes de financiamento
A ABES criou uma Diretoria de Inovação e Fomento que visa dar suporte aos associados que buscam por consultoria e precisam de informações sobre apoio à inovação e programas públicos e privados para crescimento e desenvolvimento das empresas.
Para o planejamento e desenvolvido do trabalho de estímulo à inovação, a ABES contratou Jamile Sabatini Marques como diretora profissional para atuar na nova área. Doutoranda em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Jamile é mestre em Gestão de Inovação pela École de Mines de St-Étienne, França, e especialista em gestão de empresas.
A nova diretora construiu sua carreira atuando, principalmente, na área de gestão, inovação, fomento, fundos de investimento e representação institucional. Atualmente, também exerce a função de Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da FECOMÉRCIO - Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina e conselheira da empresa - Pixeon Medical Systems S/A.
“O Brasil tem um potencial enorme para desenvolver soluções inovadoras. Mas a maioria das pequenas e médias empresas ainda apresenta dificuldades para acessar os recursos e programas de apoio disponíveis. Essa diretoria foi criada para ajuda a suprir essa necessidade e auxiliar essas empresas a encontrarem os meios corretos de obtenção de crédito e suporte aos processos de inovação por meio de programas governamentais e privados”, comenta Jamile.
Está prevista para essa nova área, a criação e manutenção de um catálogo de opções de linhas de fomento, fundos de investimentos e respectivos perfis, que os associados poderão consultar, inicialmente, por meio do portal da ABES.
A entidade deve ainda estreitar o relacionamento com as principais órgãos e instituições que gerenciam esses recursos para avaliar como as empresas podem se preparar melhor a fim de pleitear crédito ou investimentos. Também já foi iniciado o trabalho de cadastramento de profissionais especializados, que poderão prestar serviços de consultoria aos associados.
Essas atividades serão complementadas com palestras sobre temas relacionados, que serão oferecidas aos associados, com o intuito de estimular o debate, estimular o interesse pelo tema e fornecer mais informações sobre os programas existentes