01/06/2015
O novo grupo tem o objetivo de identificar as melhores práticas, fomentar a inovação e orientar as empresas interessadas em migrar suas soluções para o o modelo de comercialização de software como serviço
A ABES anuncia a criação de um novo comitê, agora voltado para as necessidades do mercado brasileiro em relação ao modelo de comercialização SaaS - Software as a Service (Software como Serviço). O novo grupo tem o objetivo de identificar as melhores práticas, fomentar a inovação e orientar as empresas interessadas em migrar suas soluções para o formato de venda como serviço. A entidade também tem o propósito de desenvolver uma certificação que demonstre a maturidade das empresas de software em relação ao SaaS.
De acordo com Carlos Sacco, diretor de Marketing da ABES, graças à explosão da mobilidade, a atual ‘consumerização’ do software trouxe milhares de novos desenvolvedores, novas formas de entrega, alta escala, preços baixos e impactou diretamente os profissionais e as empresas do segmento.
“Com esse novo cenário, os fabricantes e desenvolvedores necessitam de um rápido e profundo reposicionamento estratégico para entender e saber se posicionar sobre temas ligados à governança, arquitetura da aplicação, codificação, redefinição de custos, precificação, análise do comportamento dos consumidores e a dinâmica do mercado”, destaca Carlos Sacco.
A primeira atividade do Comitê será uma pesquisa junto aos associados para identificar a maturidade, tanto da empresa em estar preparada para o modelo de negócio em nuvem - que entre outros aspectos muda substancialmente o fluxo de caixa - quanto as soluções oferecidas, do ponto de vista técnico.
O coordenador do Comitê, Lauro de Lauro, CEO da Dualtec, explica que, além de tornar a entidade referência no mercado sobre as melhores práticas de SaaS e apoiar os associados no processo de transição do modelo de negócio do on-premise para o SaaS, o grupo tem o objetivo de criar uma certificação que demonstre a maturidade das empresas de software em relação a esse novo modelo.
“Com essa certificação, nosso objetivo é educar o mercado quanto as particularidades deste modelo de negócio, garantindo assim que a empresa contratante faça a escolha por um fornecedor que siga as melhores práticas e padrões para o SaaS”, afirma Lauro.
O novo comitê está aberto para a participação de mais associados da ABES e já conta com Alexandre Soncini e Rafael Forte, da Vtex; Boris Kuszka e Fernanda Escobar, da RedHat; Francisco Camargo, da CLM; Onivaldo Roncatti e Leonardo Noshi, da Business Station; Ricardo Ogata, da Cisco; além de seu coordenador, Lauro de Lauro, da Dualtec, e o do diretor de Marketing da ABES, Carlos Sacco.