Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES apoia workshop sobre identidade digital

23/08/2016


Evento debaterá as tendências em certificação
 
Durante a 1ª SEMANA DA INFORMAÇÃO, a Revista INFORMATION MANAGEMENT e o CRYPTO ID realizarão, no dia 28 de setembro, das 9h às 16h, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o WORKSHOP – IDENTIDADE DIGITAL, que será formado por dois painéis de apresentação e debates (vide programação ao final da matéria). O evento tem o apoio da ABES.
 
Para falar sobre este workshop, que está inserido na necessidade crescente de medidas de segurança da informação e de autenticação de usuários no universo digital, o portal da ABES entrevistou Regina Tupinambá e Susana Taboas, diretoras e cofundadoras da Crypto Id, empresa focada em identificação digital.
 
“Na Crypto Id, tratamos de criptografia, biometria, segurança digital e certificado digital e de temas correlatos, como privacidade, defesa, segurança da informação e internet das coisas. Trabalhamos para o desenvolvimento dessas tecnologias no Brasil, que está avançando”, destaca Regina Tupinambá.
 
No workshop de 2016, uma das novidades da programação será a apresentação sobre biometria por assinatura manuscrita, que pode ser considerada um quarto fator de autenticação. “O que você é está expresso na biometria, como a impressão digital e a íris. Tem a certificação adquirida, que diz respeito à autenticação por meio do certificado digital. Temos os sistemas que conferem a identidade da pessoa pelo que ela sabe, representada pela senha. A biometria manuscrita diz respeito a como você é. Um estelionatário não consegue imprimir as características da escrita de uma outra pessoa, como a velocidade, compressão, ritmo, entre outros elementos”, esclarece Susana Taboas.    
 
Certificação digital no Brasil
 
O Brasil tem aplicações gigantescas em volume de certificação digital, utilizada, principalmente, pelos contribuintes que entram em contato com a Receita Federal. Os certificados no Brasil apresentam um diferencial que é a interoperabilidade, a partir de um padrão garantido pela ICP Brasil - a Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira.
 
Aproximadamente 70% dos certificados emitidos no Brasil são para pessoas jurídicas. Mas, de acordo com Tupinambá, é preciso ver que a certificação está muito além da obrigatoriedade.  “Os gestores precisam entender que tecnologia e segurança da informação não são mais opções, são obrigações. As empresas estão sendo avaliadas, hoje em dia, a partir da análise de quanto elas mantêm suas informações seguras”, ressalta.
 
O crescimento da certificação digital no mercado brasileiro tem ocorrido ainda em duas outras duas áreas:  na Justiça, com os advogados que a utilizam para encaminhar e acompanhar os processos no sistema judiciário; e na Saúde, seja pela autenticação dos médicos aos sistemas internos dos hospitais, como também pelo uso da autenticação nos prontuários médicos. “Vislumbramos que, em breve, os médicos poderão enviar o pedido de um remédio para a farmácia apenas pela via digital, agregando praticidade e mais controle. A tecnologia poderá, inclusive, gerar dados sobre consumo de medicamentos, a existência de epidemias, a partir da análise dos documentos emitidos pela certificação, finaliza Taboas.  
 
Confira a programação completa do WORKSHOP:  IDENTIDADE DIGITAL (28 de setembro das 9 às 16 horas):
 
PARTE I - MESA REDONDA | DOCUMENTOS ELETRÔNICOS COM VALOR LEGAL E A NECESSIDADE DA TRANSFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES | 10h às 12h
 
QUESTÕES JURÍDICAS SOBRE O PRONTUÁRIO MÉDICO ELETRÔNICO
Dr. Fabiano Menke | Co-Fundador PKI Consulting
 
A TRANSFORMAÇÃO TRAZIDA PELOS DOCUMENTOS “NATO-DIGITAIS”: VALIDADE, BENEFÍCIOS E CASES DE SUCESSO
Dr. Guilherme Freitas | Sócio do escritório Veiga, Hallack Lanziotti e Castro Véras
 
DOCUMENTOS DIGITAIS COMO MEIO DE PROVA NA JUSTIÇA BRASILEIRA
Dr. Alexandre Atheniense | Sócio do escritório Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados Associados
 
BIOMETRIA MANUSCRITA: MANTENDO A CULTURA DA ASSINATURA NO MUNDO DIGITAL
Marcio Silva | Diretor Formalizar e-signature
 
 
PARTE II - MESA REDONDA | DIFERENTES PLATAFORMAS DE ASSINATURA DIGITAL COM VALIDADE JURÍDICA. QUAL É A MAIS ADEQUADA PARA SEU NEGÓCIO? | 14h às 16h
Mediadora Joyce Souza | Colunista do CRYPTO ID
 
PORTAL DE ASSINATURAS COM INTERVENÇÃO NOTARIAL
Dr. Ayrton Filho | Substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre e consultor em Certificação Digital
 
ASSINATURA DIGITAL EM MOBILE
Rodrigo Sodré | Co-fundador da e-Sec
 
SOFTWARES DE MERCADO. ASSINANDO NO ADOBE COM CERTIFICADOS DIGITAIS ICP-BRASIL
Paulo Milliet Roque | Vice-Presidente da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software
 
VANTAGENS DAS PLATAFORMAS DE ASSINATURAS DIGITAIS PERSONALIZADAS
Eder Souza | Co-Fundador da e-Safer

Inscreva-se no link