Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES apoia a 12º Knowledge Cities World Summit, evento internacional sobre Cidades do Conhecimento

03/10/2019

O 12º Knowledge Cities World Summit vai reunir em Florianópolis (SC) alguns dos maiores especialistas em desenvolvimento das cidades. Entre os palestrantes estrangeiros estão profissionais e pesquisadores que vão debater o tema Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento, como os professores Tan Yigitcanlar, da Queensland University of Technology – QUT (Austrália); Francisco Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey –TEC (Mexico); e a consultora Cathy Garner, da Lancaster University (Reino Unido). O evento ocorre entre os dia 4 e 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé, conta com apoio institucional da ABES.



Tan Yigitcanlar é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto Izmir de Tecnologia (Turquia). É responsável por programas de pesquisa, ensino, treinamento e capacitação nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano contemporâneo e seus desafios econômicos, sociais, espaciais, de governança e relacionados à tecnologia nas conceituadas universidades australianas, brasileiras, coreanas, finlandesas, japonesas e turcas. Os principais focos de seu interesse estão agrupados em torno dos temas: tecnologias inteligentes, comunidades, cidades e urbanismo; desenvolvimento baseado no conhecimento das cidades e distritos de inovação; cidades, comunidades e ecossistemas urbanos sustentáveis e resilientes.

Francisco Javier Carrillo é um apaixonado pelo conhecimento como uma alavanca para a condição humana. Professor Emérito de Desenvolvimento Baseado no Conhecimento (KBD) no Instituto Tecnológico de Monterrey (TEC), ele fundou em 1992 o Center for Knowledge Systems, onde liderou mais de 150 projetos contratados e desenvolveu o Capital Systems Framework. Reconhecido como líder internacional em Cidades do Conhecimento, atualmente é presidente do World Capital Institute (WCI) e editor do International Journal of KBD. Seus interesses de pesquisa e consultoria estão em cidades e mercados de conhecimento e sistemas de capital. Recentemente, concentrou-se nas respostas humanas ao Antropoceno (nova era geológica marcada pela atividade humana) e como isso se relaciona com a cultura econômica.

A doutora Cathy Garner é especialista em inovação e desenvolvimento baseado em conhecimento para cidades e comunidades. Uma conselheira independente, com mais de 25 anos de experiência na construção de parcerias de sucesso para o desenvolvimento social e econômico. Desempenha vários cargos consultivos e não executivos em nível nacional e internacional, incluindo o Center for Aging Better em Londres, o Scale-Up Institute do Reino Unido, o World Capital Institute no México e o Council on Health Research for Development in Genebra. Na Universidade de Lancaster, foi diretora estratégica de um importante programa para desenvolver 15 Centros de Crescimento na Inglaterra e liderou um grande projeto com sede em Londres, ligado às indústrias criativa e digital.

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Sua 12º edição será realizada em 2019 na capital catarinense por iniciativa do Sistema Fecomércio/SC e com a correalização do Sebrae/SC. Nos anos anteriores, foi promovida no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha. A programação deste ano prevê nove plenárias, conduzidas por mais de 25 especialistas de renome nacional e internacional e a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City), no qual as cidades vencedoras serão homenageadas.

Confira a programação completa.