22/05/2015
Iniciativa busca fortalecer do setor de TI
Com o objetivo de incentivar a inovação no setor brasileiro de Tecnologia da Informação, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) acaba de fechar um convênio com o Porto Digital, parque tecnológico de referência no Brasil e no exterior, que fica localizado no Recife, em Pernambuco.
Essa é a segunda parceria que a entidade fecha neste ano com parques tecnológicos, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação no setor de TIC. No início do ano, a ABES também firmou um acordo com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu). “O Porto Digital é referência mundial como Parque Tecnológico e possui um dos melhores ambientes de inovação e empreendedorismo nas áreas de TIC e de Economia Criativa do país. Consideramos essa integração especialmente importante para o fortalecimento do setor de TI Nacional”, comenta Jorge Sukarie, presidente da ABES.
"Uma das diretrizes do Porto Digital é a integração com parceiros e entidades para o desenvolvimento das cadeias produtivas atendidas pelo parque tecnológico. Este trabalho de cooperação mútua possibilita diversas oportunidades e incentivos para a inovação e o empreendedorismo do nosso ecossistema”, afirma Francisco Saboya, presidente do Porto Digital.
A iniciativa faz parte do programa de apoio às incubadoras e startups da ABES, que procura se aproximar dessas novas empresas e oferecer suporte para o desenvolvimento e aceleração dos negócios. As entidades terão o objetivo de identificar projetos de inovação na área de Tecnologia da Informação e incentivar o desenvolvimento nas micro e pequenas empresas, e ainda em empreendimentos de base tecnológica inovadoras.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá em duas atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são (i) software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e (ii) economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia.
O Porto Digital possui uma característica singular que o diferencia da maioria dos demais parques tecnológicos: a sua territorialidade. O Porto Digital é um parque urbano, instalado no bairro histórico do Recife Antigo e no bairro de Santo Amaro. Ocupa uma área de 1.390.000 m², que vem sendo requalificada a partir da instalação e consolidação de novos empreendimentos. Cerca de 50.000 m² de edificações na área histórica já foram restaurados e hoje servem ao desenvolvimento de atividades produtivas.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre indústria, governo e academia que resultou, quinze anos após sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Atualmente, o Porto Digital abriga mais 250 empresas e organizações de serviços associados, três incubadoras de empresas e uma aceleradora de negócios, duas instituições de ensino superior e dois institutos de pesquisa, entre os quais o C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, considerado por duas vezes a melhor instituição de Ciência e Tecnologia do País pela FINEP – Agência Brasileira de Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia.
As empresas do Porto Digital faturaram nos últimos três anos cerca de R$ 1 bilhão anual, 65% dos quais originados de contratos firmados fora do Estado de Pernambuco. Estas empresas empregam mais de 7.100 pessoas e são geridas por aproximadamente 500 empreendedores.