Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABES aborda o ambiente de inovação em IoT no Brasil na 20ª Futurecom

18/10/2018

Apresentação foi realizada pela diretora da entidade, Jamile Sabatini Marques
 
Um dos principais eventos sobre Tecnologia e Telecomunicações da América Latina, a Futurecom reuniu, entre os dias 15 e 18 de outubro de 2018, em São Paulo, milhares de pessoas e centenas de empresas interessadas em entender e participar do momento de transformação digital dos negócios em geral, das cidades, da gestão pública e da prestação de serviços. 

Engajada neste ecossistema e apoiadora institucional do evento, a ABES contou com a presença da diretora de Fomento e Inovação da entidade, Jamile Sabatini Marques que, no dia 17/10, realizou uma apresentação sobre o ambiente de inovação no Brasil, no painel “IoT Made in Brazil: formas de impulsionar as soluções brasileiras de IoT”. Ela mostrou dados do Estudo Mercado Brasil de Software, Panorama e Tendências – 2018, que apontam para o crescimento das tecnologias e os principais casos de uso de IoT, entre os quais se destacam as seguintes aplicações: monitoramento de frota, redes inteligentes de energia e monitoramento remoto de saúde. Veja a apresentação aqui.

“Em 2018, estima-se que o mercado total de IoT no Brasil será de, aproximadamente, US$ 8 bilhões, mas ainda precisamos melhorar o ambiente de inovação nacional para mantermos este ritmo de expansão e, especialmente, melhoramos a qualidade de vida da população, a competitividade brasileira, os serviços, o uso inteligente dos recursos naturais, a preservação ambiental, entre outros benefícios”, explica Jamile. Do ecossistema de fomento à inovação, ela trouxe exemplos dos programas de financiamento oferecidos por Finep, BNDES e Embrapii.

Futurecom em foco

Esta edição da Futurecom contou com a participação de Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), e Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Juarez Quadros, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Luiz Augusto de Souza Ferreira (Guto Ferreira), presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entre outras autoridades.

Entre os líderes internacionais estiveram presentes Gabriel Contreras, presidente do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) do México; Gabriel Lombide, presidente da Unidade Reguladora de Serviços de Comunicações (URSEC) do Uruguai; Jorge Mora, diretor e assessor presidencial no Ministério da Presidência da Costa Rica, e Gilbert Camacho, membro do Conselho da Superintendência de Telecomunicações (SUTEL) da Costa Rica.

Para Hermano Pinto, diretor de portfólio da Informa Exhibitions Brasil e responsável pelo Futurecom, a presença das autoridades ressalta a importância do evento para o setor de tecnologia e telecomunicações. “Iniciamos as discussões sobre as principais tecnologias e soluções que trarão benefícios para pessoas e empresas nos próximos anos em toda a América Latina. A participação de líderes de outros países permite compartilhar e colaborar no desenvolvimento de ações conjuntas que promovam efeitos positivos nos negócios de todos os países envolvidos”, finaliza.