Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Engie Brasil de Inovação

18/04/2015
 



Iniciativas vencedoras poderão ser incorporadas nos programas de P&D e novos negócios da empresa no país
 
Para fomentar a criatividade empreendedora, a Engie abriu inscrições pelo segundo ano consecutivo, para o Prêmio Engie Brasil de Inovação. A premiação é aberta a empresas (startups) e empreendedores brasileiros, que apresentem soluções comerciais ou tecnológicas inovadoras cuja sede seja no Brasil e possa ser aplicável no país, dentro das seguintes categorias:
 
•         Energia Descentralizada (engloba a geração de forma distribuída e sustentável);
 
•         Green Mobility e Smart City (compreende soluções sustentáveis e inteligentes para cidades e a mobilidade urbana);
 
•         Armazenamento de Energia (envolve projetos para armazenar energia gerada de forma intermitente para utilização nos períodos de grande demanda);
 
•         Smart Grids (alternativas relacionadas à melhoria de eficiência e utilização racional de recursos energéticos em sistemas elétricos, interligados ou isolados).
 
•         Inclusão social através da eficiência energética ou acesso à energia (contempla projetos que promovam inclusão social através do acesso a energia ou soluções de eficiência energética)
 
Um dos destaques da premiação é que os projetos vencedores serão incorporados aos programas de P&D da Engie, maior produtora privada de energia elétrica do Brasil.
 
“A Engie acredita que a inovação é essencial para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança e para contribuir para o desenvolvimento dos países, das empresas e das pessoas”, diz Maurício Bähr, presidente da Engie Brasil.
 
Os projetos escolhidos serão ainda apresentados no Engie Brasil Innovation Day 2016, que acontece no dia 6 de junho, no Rio de Janeiro, e será aberto ao púbico. Os vencedores participarão também do evento mundial de inovação do Grupo, o Engie Innovation Week 2016, realizada anualmente em Paris, com passagem paga para o gerente do projeto e um acompanhante.
 
As inscrições para Prêmio Engie Brasil de Inovação 2016 estão abertas até o dia 8 de maio. O formulário para cadastrar os projetos está disponível no endereço eletrônico www.openinnovation-engie.com.
 
 
Casos de sucesso
 
Dois projetos premiados em 2015 foram incorporados ao dia a dia da Engie e já se converteram em melhorias em processos e ganhos de eficiência.
 
Nanol Technologies - Less is More
 
O projeto busca, a partir da inovação da nano tecnologia, elevar a eficiência energética, reduzir custos e mitigar o impacto ambiental, diminuindo o uso excessivo de recurso naturais. O Nanol é um aditivo para óleos lubrificantes baseado em nano-partículas que visa reduzir o atrito e aumentar a eficiência e a vida útil das peças móveis. Está atualmente sendo testado em uma das usinas da Engie Tractebel Energia.
 
GreenAnt - Medidor inteligente de energia com desagregação de cargas
 
Através de uma tecnologia inovadora, o medidor inteligente GreenAnt permite calcular o gasto de energia de cada equipamento de uma residência e fornece dicas de como diminuir suas despesas com energia. O medidor inteligente GreenAnt está sendo incorporado ao programa piloto da Engie Tractebel Energia de instalação de sistemas de geração fotovoltaica residencial nas casas de funcionários da Engie. Além disso, está em testes no Laborelec (centro de pesquisa mundial do grupo localizado na Bélgica), juntamente com outros medidores similares lançados na Europa.