Encontrar empresa por:

Ícone TítuloNotícias

Compartilhe:

ABDI lista 10 razões pelas quais o Brasil precisa da indústria 4.0

24/10/2017
 

O mundo está às portas da 4° revolução industrial, com a consolidação da indústria 4.0. Em conceitos gerais, esse processo engloba a utilização em larga escala de automação, robótica, inteligência artificial e internet das coisas dentro das empresas. Consequentemente, devem ocorrer mudanças no mercado de trabalho, como aconteceu com a chegada dos robôs e da internet. Entretanto, há quem tema o desemprego em larga escala com os avanços tecnológicos.
 
Para o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, o Brasil precisa estar preparado, com mais investimentos em educação, inovação e tecnologia, estimulando novas competências e oportunidades de negócios. “Ser contra a evolução é o mesmo que foi ser contra a internet há 20 anos. Ou ser contra a máquina fotográfica digital para manter o emprego dos laboratoristas. Ou, ainda, ser contra o comércio online pelo risco do desemprego no comércio. O Brasil tem a oportunidade de se preparar e avançar ao invés de remar contra a maré”, explica.
 
Para Ferreira, é preciso pensar em como o futuro que já está acontecendo englobará as pessoas. “Se pensarmos nos milhares de empregos que os aplicativos de transporte como Uber, Cabify, 99 e Easy Taxi geraram nesta que foi a pior crise que o Brasil enfrentou na sua história, poderemos evoluir para uma discussão mais produtiva”. O presidente da ABDI ressalta que: “aplicar o conceito de indústria 4.0 é condição inegociável para a competitividade do setor produtivo brasileiro. Por isso, são urgentes a disseminação desses novos conceitos e a capacitação das indústrias que representam setores transversais e estratégicos, indutores de produtividade e de inovação”.
 
A ABDI listou as 10 razões pelas quais o Brasil precisa da Indústria 4.0:
 
1 - Coloca o Brasil pela primeira vez na elite da discussão da evolução do sistema produtivo tecnológico;
 
2 - Aumentará o número de empregos qualificados e consequentemente, com maior renda;
 
3 - Estudos demonstram uma possível economia de R$ 73 bilhões no país com a adoção dos conceitos de indústria 4.0;
 
4 - Sensível melhora da produtividade na indústria nacional e ganho de competitividade com o resto do mundo;
 
5 - Assim como todo conceito, ele começa na indústria, mas se espalhará rapidamente para outros setores, como o varejo, por exemplo;
 
6 - Possibilidade de criar no Brasil uma nova cadeia de produção industrial, com produtos de alto valor agregado;
 
 
7- Melhora na inteligência da operação das empresas com análise dados precisa;
 
8 - O país deixará de ser apenas um produtor de comodities e evoluirá para a indústria de transformação;
 
9 - Alguns setores como automotivo, agro, têxtil e saúde têm condições imediatas de liderar ou estar na elite global de produção;
 
10 - O governo brasileiro está no tempo correto quanto ao tema, lançando ainda este ano as diretrizes para nortear a indústria 4.0 brasileira.