A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou a Rede Diáspora Brasil, plataforma de conexão que vai integrar profissionais brasileiros residentes no exterior e conectá-los ao país.
O objetivo do projeto é mapear oportunidades de transferência de conhecimentos, de tecnologias e de know how. “Os profissionais expatriados cada vez mais se tornam agentes transformadores de seus países de origem, pois proporcionam o retorno de importantes capitais, expertise intelectual e conhecimento diferenciado para a geração de oportunidades de negócios e de projetos. Tudo isso impacta os mercados locais com a introdução de novas tecnologias, produtos, serviços, processos, estímulos à inovação e fortalecimento da competitividade”, explica Eduardo Rezende, coordenador técnico da Rede Diáspora Brasil.
Trabalhar com redes de expatriados tem despertado o interesse de diversos governos para a estruturação de políticas voltadas às suas diásporas ao redor de todo o mundo. “Trata-se de um reconhecimento do papel que grupos específicos de expatriados podem desempenhar em seus países de origem sem a necessidade do retorno físico permanente”, acrescenta Lanna Dioum, que também atua no desenvolvimento do projeto dentro da ABDI.
Por meio da plataforma virtual e de um calendário de encontros, a Rede Diáspora Brasil vai estimular a geração de negócios e cooperação em áreas intensivas em conhecimento e tecnologia, apoiar a internacionalização de empresas em setores de alto conteúdo tecnológico, conectar a diáspora com programas estratégicos brasileiros, provocar, estimular, promover e disseminar novas formas e possibilidades de inovação para a competitividade e dar subsídios à formulação de políticas públicas.
“Para além das discussões, a expectativa é que a iniciativa da Rede Diáspora Brasil possa apoiar o processo de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras, auxiliar na atração de investimentos de pesquisa e desenvolvimento para o Brasil e subsidiar, com informações internacionais, o desenvolvimento de projetos estratégicos no Brasil. Os membros da diáspora tecnológica poderão atuar como mentores de empresas brasileiras nos Estados Unidos e em outros países. Também, poderão transmitir informações relevantes sobre o Brasil para gestores de corporações americanas que procuram oportunidades para localizar investimentos globais de pesquisa e desenvolvimento. Para isso precisamos municiar esses profissionais de informações atualizadas e qualificadas sobre o Brasil”, conclui o gerente da Área Internacional da ABDI, Roberto Alvarez.
Para acessar a Rede Diáspora Brasil,
clique aqui.