23/07/2014
Durante o segundo trimestre de 2013, foi iniciada a estruturação da operação da ABA Saúde, sob a coordenação da executiva Mônica Granzo, que já tinha experiência no segmento de compras hospitalares. Da contratação e capacitação da equipe à escolha, parametrização e configuração da plataforma que suportaria esse novo negócio, foram apenas três meses frenéticos para o início das operações em julho de 2013, cumprindo uma ousada meta assumida com os investidores do que ainda era apenas um projeto.
Nos seis primeiros meses de operação, a ABA Saúde já atendia mais de 40 unidades hospitalares, superando mais de 50 mil requisições de compras processadas até dezembro de 2013, com 98% dos processos de compra realizados eletronicamente a partir da plataforma Paradigma SRM - tecnologia WBC (Web Business Center) desenvolvida pela Paradigma de Florianópolis, empresa líder no Brasil no segmento de portais de procurement, que oferece também o serviço de qualificação e e-sourcing de fornecedores por meio da Rede Clicbusiness que integra e compartilha na nuvem dezenas de portais independentes de procurement.
“Sem experiência no segmento e uma tecnologia pronta, de elevada aderência às necessidades dessa operação, seria impossível ter colocado em produção a plataforma em apenas três meses e ter alcançado resultados tão expressivos nos primeiros seis meses de atendimento do mercado, quando foram negociados cerca de R$ 78 milhões em compras para mais de 40 unidades hospitalares dispersas do Pará ao Paraná. A parceria com a Paradigma e Clicbusiness foram decisivas para o êxito do negócio que ultrapassou seu ponto de equilíbrio antes de completar um ano e conquistou a confiança dos investidores, declara Mônica Granzo, executiva responsável pela gestão do negócio.
Em seis meses, a ABA obteve um nível de produtividade excepcional. Com apenas nove compradores, consolidou cerca de 54 mil requisições de dezenas de unidades compradoras, transformadas em 3 mil processos de compra que resultaram em cerca de 15 mil pedidos confirmados e 1.500 contratos de abastecimento sob gestão direta, numa operação que gerou uma economia da ordem de 12% sobre os preços que vinham sendo praticados.
A executiva destaca que esse êxito significativo de negócios e rápida conquista de mercado é decorrente da combinação de um trabalho técnico preliminar de preparação de catálogo de materiais e serviços, busca, análise, seleção e homologação e continua avaliação de fornecedores, métodos aderentes as melhores práticas de gestão de serviços de outsourcing e procurement e uma tecnologia amigável, robusta, flexível e ágil para atender os processos de negociação e relacionamentos eletrônicos com fornecedores.
Ampliação de ofertas e diferenciação de serviços
A ABA Saúde criou um conjunto de serviços de consultoria para análise de processos, spend analyse, sourcing estratégico, BPO e outsourcing e criou um marketplace especializado no segmento de saúde que pode realizar negociações spot de cotação eletrônica com tratamento tributário, logístico e alinhamento financeiro de diferentes ofertas comerciais, ou atender em poucos minutos qualquer demanda via um catálogo como preços negociados de acordo com a escala que atende o mercado ou ainda gerir o suprimento programado por meio de contratos de abastecimento.
O Portal ABA ainda tem um sistema eletrônico de avaliação de fornecedores, tem acesso a uma base de mais de 185 mil fornecedores que atendem outros portais de procurement da Rede Clicbusiness e a partir de junho estará lançado um novo serviço de gestão de janelas logísticas e confirmação de entregas, associado à captura, validação e conciliação de NF-e com a carteira de pedidos aberta.
Por meio da parceria com a Paradigma e Clicbusiness, a ABA passa também a ofertar portais independentes e personalizados para grandes unidades compradoras associados com serviços setoriais especializados e possibilidade de operação integrada com seu marketplace para realização de compras conjuntas e compartilhamento de catálogo e adesão a contratos de materiais e serviços.
“Não há nenhuma oferta no segmento de saúde tão alinhada qual a mais atual tecnologia de software como serviço (SaaS) e com um nível de serviço especializado e abrangência tão relevantes e com tanto impacto no abastecimento de hospitais. Estamos criando um novo nível na relação de compradores e fornecedores numa cadeia setorial de negócios. Atualmente, 80% das demandas dos hospitais que atendemos já são direcionadas para operação pela ABA Saúde. Nossa meta é chegar em 90% e passar de 100 hospitais associados ainda no segundo ano de operação”, declara Mônica Granzo.
Transparência nas auditorias
Outra vantagem do processo de compra digital da ABA Saúde é a possibilidade de usufruir de preços mais competitivos e de adquirir produtos qualificados de fornecedores continuamente avaliados.
De acordo com a executiva, a economia média acumulada entre as áreas de Compras dos hospitais que utilizam a plataforma tem chegado a 12%. Com o serviço de outsourcing, o cliente precisa ter apenas uma pessoa como interface da ABA. Anteriormente, as empresas compradoras precisavam manter de 5 a 10 compradores para executar os mesmos processos de compras, particularmente técnicos, especializados e delicados por se tratar do segmento de saúde, que lida com a vida das pessoas.
Serviços diferenciados e inovações que continuam avançando
Para facilitar a comunicação entre os usuários e a equipe de atendimento da empresa, é utilizado o serviço de mensageria da plataforma desenvolvida pela Paradigma. Por meio desse canal de comunicação exclusiva que não se mistura às demais comunicações da caixa de e-mails de compradores e fornecedores, a empresa disponibiliza informações, serviços e ofertas de produtos para que os fornecedores tenham condições de alavancar suas vendas.
Segundo a executiva, para o crescimento dos serviços e base de clientes da ABA Saúde, será cada vez mais importante contar com o Portal Clicbusiness, especialmente pelo serviço de collaborative sourcing integrado à plataforma de procurement da Paradigma para busca de novos fornecedores. Esse serviço viabiliza o aumento contínuo da base de fornecedores para acompanhar o ritmo de crescimento da demanda que começa ir além dos itens e serviços típicos do setor de saúde.
O Clicbusiness oferece um ágil serviço de sourcing, com de fornecedores qualificados pelos usuários de outros portais, com registros de opiniões sobre reputação, experiência na participação de negociações eletrônicas e cadastros atualizados de empresas ávidas para serem convidadas ou se apresentarem para atendimento de novas demandas.
A cada negociação realizada dentro da plataforma de compras da ABA Saúde, pode ser feita, a qualquer tempo e na mesma interface, uma consulta instantânea aos fornecedores disponíveis no portal Clicbusiness.
A operação da ABA focou seus serviços onde pode gerar mais valor percebido pelos seus clientes. Com isso deixou com sua parceira Clicbusiness o suporte e capacitação de fornecedores, seja via telefone, e-mail, e-learning ou eventos agendados. “O suporte oferecido pela Clicbusiness tem elevado o desempenho dos usuários na ferramenta e ampliado a competitividade dos processos de compra, liberando nossa equipe especializada para as atividades de maior impacto na operação”, relata Mônica Granzo.
Além do lançamento em junho do serviço de gestão de janela logística, confirmação de entrega de pedidos e captura de NF-e, no segundo semestre a Clicbusiness estará disponibilizando para a ABA Saúde um novo serviço na nuvem para autogestão dos fornecedores de seus documentos de qualificação e certificação, integrado a todos os portais onde estejam homologados.
“No portal de procurement, será publicado um kanban eletrônico para informar o status da documentação e atualização de cadastro de cada fornecedor. Em especial, quando estiver sendo convidado a participar de processos de negociação. Todas as partes poderão parametrizar alertas quando se aproximarem datas de fim de validade, expiração ou atualização de documentos válidos”, explica o novo serviço, Gérson Schmitt, CEO da Clicbusiness e presidente do Conselho de Administração da Paradigma.
Em 2015, a ABA pretende iniciar o processo de compras verdes e aumentar sua carteira de clientes dos mais de 40 para 200 hospitais atendidos. Para isso, pretende continuar investindo em tecnologia para oferecer novos serviços, como um aplicativo móvel com as principais funções do portal de compras que seus parceiros tecnológicos já estão projetando. “Atualmente, temos percebido que o gargalo no processo de compras está na aprovação. A mobilidade do aplicativo vai facilitar o trabalho dos profissionais em um momento de decisão, entre tantas outras demandas de sua rotina. A Paradigma será nossa parceira em mais esse desafio”, comemora Mônica.