Nos dias de hoje, os executivos reconhecem uma grande lacuna entre o momento atual da transformação digital em suas cadeias globais de suprimento e o que esperam em apenas cinco anos. Esta é uma das conclusões tiradas de um estudo global intitulado "
O Estado atual e futuro da Transformação Digital da Supply Chain" (The Current and Future State of Digital Supply Chain Transformation), conduzido pela Capgemini Consulting e a GT Nexus, uma empresa da Infor, provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas para a nuvem.
Até agora, a maioria das pesquisas realizadas sobre o tema examinaram a transformação digital dentro das organizações ou entre elas e seus clientes. Este novo levantamento é o primeiro que explora a condição atual e futura da transformação digital, englobando principalmente as companhias e seus parceiros de toda a cadeia.
O estudo analisou
337 executivos de algumas das maiores empresas globais de manufatura e varejo em toda a Europa e América do Norte. As principais conclusões do estudo incluem:
A transformação digital da supply chain é importante
·
75% dos entrevistados consideram a transformação digital da supply chain
"importante"
·
50% afirmaram que a transformação digital é
"muito importante"
·
70% já começaram formalmente a transformação digital da supply chain
Até agora, os progressos têm sido lentos
·
Mais de 30% dos entrevistados disseram estar
"insatisfeitos" com o progresso até agora
· Apenas
5% estão "muito satisfeitos"
Já existem recursos essenciais de tecnologia, porém, ainda não são amplamente utilizados
Algumas plataformas e ferramentas foram identificadas pelos executivos como facilitadores para a transformação digital, no entanto, muitos ainda contam com suporte de tecnologias antiquadas:
·
Plataformas/ferramentas de visibilidade de cadeia (94%), Análise de Big Data (90%), Ferramentas de simulação (81%) e
Cloud (80%) são vistos como os
recursos tecnológicos que mais facilitam a transformação digital da cadeia.
· Mas,
48% dos entrevistados admitem que
"métodos tradicionais" como telefone, fax e e-mail ainda são as
principais formas de interagir com os parceiros da supply chain hoje em dia.
Esperam-se mudanças drásticas em apenas cinco anos
· Hoje, apenas
15% dos entrevistados dizem que
a maioria dos dados da cadeia estendida é acessível à sua organização. Em
cinco anos, esse número
aumenta para 54%.
· Além disso,
apenas 23% dos entrevistados dizem que a
maioria dos dados da cadeia estendida é analisada e usada para a tomada de decisões. Em
cinco anos, esse número
crescerá para 68%.
·
Dentro de cinco anos, 95% dos entrevistados esperam que
mais processos com fornecedores sejam automatizados e
94% esperam receber
mais atualizações de status de toda a cadeia em tempo real.
Alguns dos benefícios esperados incluem reduções de custos para logística, inventário e manutenção, melhorias no atendimento ao cliente e maior eficiência dos equipamentos em escala global. Ainda mais importante, a transformação digital da supply chain deverá aumentar drasticamente a agilidade das empresas. A rapidez é necessária para responder às mudanças das condições de mercado, aos novos participantes que podem ameaçar os modelos de negócios existentes ou a interrupções inesperadas da cadeia, que já causaram prejuízos significativos ao desempenho financeiro e à reputação de inúmeras organizações ao longo dos anos.
Suavizar os impactos desses imprevistos tornou-se prioridade e um dos principais motores da necessidade de realizar uma transformação digital. Porém, de acordo com o estudo, os níveis atuais de colaboração e visibilidade em toda a rede ainda são baixos, o que limita a agilidade.
"
75% dos entrevistados dizem que a
transformação digital da supply chain é importante, mas existe uma grande lacuna entre onde as empresas estão hoje e onde esperam estar em apenas cinco anos", disse Mathieu Dougados, vice-presidente sênior da Capgemini Consulting. "As iniciativas de transformação digital dentro das quatro paredes das organizações representam grandes desafios para elas mesmas. Mas, no mundo globalizado e terceirizado de hoje, a transformação digital só pode ser bem-sucedida se as empresas a abordarem com uma visão holística de toda a cadeia, que pode incluir centenas de parceiros. Portanto, a conectividade entre parceiros, o acesso cruzado a dados e o uso de análises em toda a rede se tornam as principais áreas de foco”, ponderou Dougados.
"A transformação digital da supply chain é uma iniciativa importante que exige liderança, visão no nível C e uma abordagem holística de mudança que promove automação, conectividade, compartilhamento de dados e colaboração em toda a cadeia", comenta Kurt Cavano, presidente da GT Nexus. "Esta pesquisa mostrou que as indústrias e os varejistas têm uma clara ideia de onde precisam estar e quais tecnologias digitais irão ajudá-los a chegar lá nos próximos cinco anos”, conclui.