05/10/2015
Num contexto econômico e social marcado por rápidas mudanças e competitividade crescente, as empresas são desafiadas a ampliar sua capacidade de gerar e implementar inovações – sejam incrementais ou radicais. O desafio é ainda maior para as pequenas e médias empresas, que ainda não apresentam uma cultura de inovação, que permita transformar os produtos, os serviços, os processos internos e, até mesmo, a gestão organizacional.
Sobre este tema, o Prof. Luís Fernando Guedes, doutor em Administração de Empresas, profissional com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia e que integra o corpo docente da FIA, ressalta que o pequeno empresário é “premido pelas circunstâncias, pois seu foco acaba sendo o curto prazo. Como normalmente o empreendedor trabalha com margem de lucro baixa, é preciso ter um volume alto de vendas. Desta forma, ele está quase sempre muito preocupado com o hoje. Mas, esse é um obstáculo que precisa ser transposto, porque todas as empresas precisam inovar para não ficarem para trás e desaparecerem”.
Para ajudar os gestores das PMEs, o portal da ABES entrevistou o especialista e destaca 6 dicas para implementar uma cultura de inovação nas organizações:
1) Treinar para a inovação
É de extrema relevância que os líderes adquiram novas capacitações e conhecimentos, especialmente o dono da empresa, pois ele dará todo o suporte e direcionamento. Entretanto, o jeito menos eficaz, segundo o especialista, é por meio do empirismo, da tentativa e erros sem um plano. Um segundo caminho é a leitura de livros e a participação em eventos e palestras. Mas, de acordo com Guedes, a realização de cursos formais de inovação permite acelerar a curva de aprendizagem. “Existem cursos bons, via internet e presenciais, inclusive gratuitos. O empresário vai precisar dedicar tempo e energia para fazer isso, mas valerá a pena”.
2) Incentivar a comunicação
Quando mais as pessoas se comunicam, o diálogo é aprimorado e as pessoas conversam sobre os pontos falhos e as ideias que surgem. O gestor pode criar um espaço virtual para as pessoas se comunicarem, aproveitando as novas tecnologias de informação e os líderes também precisam estar abertos para ouvir seus colaboradores.
3) Contratar corações e mentes
Contar apenas com a força de trabalho dos colaboradores é pouco. É preciso alcançar uma conexão emocional com as pessoas que integram a equipe, para que elas tenham vontade de fazer a diferença. Se o grupo estiver desmotivado, é fundamental reverter o quadro.
4) Ter um bom time gerencial
Normalmente, são os gerentes que estão no primeiro nível que estabelecem o diálogo com os colaboradores no dia a dia. Quando uma pessoa tem um fraco relacionamento com o seu chefe imediato, as atividades não caminham em direção à excelência. Um estilo sargentão de gerenciamento não funciona mais nos dias de hoje. As lideranças exercem um papel fundamental na cultura da inovação, um processo normalmente encabeçado pelo proprietário.
5) Organizar os esforços em torno de um problema específico a ser resolvido
Os gestores que possuem uma visão estratégica sabem quais são os pontos fracos da empresa e os aspectos nos quais a concorrência se diferencia. Desta forma, cabe definir se a inovação visa melhorar o portfólio de produtos, diminuir custos, melhorar o atendimento ao cliente etc. Esta clareza permite também identificar os colaboradores a serem mobilizados num determinado projeto.
6) Dar tempo para que o trabalho focado em inovação se desenvolva
Um projeto de inovação consome muita energia e tempo, por isso é interessante implementar na empresa políticas de incentivo, que permitam que as pessoas se interessem pelo tema, pesquisem, errem e pensem no futuro da organização de forma estratégica e de olho nos objetivos da empresa no longo prazo.