Organon
Descrição:
ORGANON é um pacote que contém ferramentas de simulação de alto desempenho para análise de sistemas de energia e avaliação de segurança online. É usado para estudos de planejamento e avaliação de segurança online.
A ORGANON automatiza os processos de avaliação de segurança, contando com mecanismos de cálculo eficientes e confiáveis. Ele também tira proveito de métodos de computação de alto desempenho, como cluster de computadores escaláveis e paralelização de loop, que oferece várias ordens de aceleração de computação, ou seja, muito mais simulações podem ser feitas em muito menos tempo, quando comparadas com aplicativos e processos tradicionais.
Os principais blocos de construção do ORGANON são mecanismos de simulação de fluxo de energia e domínio do tempo com algoritmos de autodiagnóstico integrados. A precisão das análises e avaliações está diretamente relacionada ao nível de detalhamento e fidelidade da rede e configuração dinâmica do modelo.
Principais funções:
- Análise de contingência (estática e dinâmica).
- Avaliação automática dos critérios de segurança.
- Regiões de segurança uni e bidimensionais (nomogramas).
- Avaliação de segurança on-line em tempo real e próxima ao tempo real.
- Múltiplas avaliações de segurança antecipadas.
- Configuração automática do cenário com base na programação, previsão e interrupções.
- Ações corretivas.
- Rede e equivalentes dinâmicos.
- Avaliação de intervenções.
- Análises de curto-circuito.
- Simulação dinâmica de curto, médio e longo prazo.
- Avaliações de desempenho do modelo dinâmico (resposta ao degrau, autovalor, teste de estresse, etc.).
- Fluxo de potência ótimo.
- Análise de Autovalores.
- Simulações de longo termo.
OTDS
Descrição:
O OTDS (Simulador Dinâmico de Treinamento do Operador) é capaz de simular a dinâmica do sistema de potência no espectro de frequência de 0-4 Hz, que inclui os fenômenos eletromecânicos. Ele pode ser usado para treinamento de operadores e como uma plataforma para desenvolvimento e teste de aplicações do Sistema de Monitoramento de Área Ampla (baseado em medições fasoriais ou analíticas). Ele fornece um ambiente de realidade virtual superior quando comparado com simuladores de treinamento convencionais (OTS e DTS), que são tipicamente baseados em sequências de soluções de fluxo de potência e alguns modelos pseudo-dinâmicos.
Principais funções:
- Simulação fasorial em tempo real na frequência fundamental.
- Modelo barra-ramo. Oferece suporte à representação do disjuntor de nó por meio de ramificação de baixa impedância.
- Modelos Dinâmicos – Compatibilidade total com Organon. Inclui modelos para geradores, SVC, HVDC, TCSC, AGC, OLTC, Turbinas Eólicas, etc.
- Modelos de sistemas de proteção abrangentes e configuração automática de sistemas de proteção para linhas de transmissão, transformadores, geradores, capacitores shunt e série e links CC.
- Comandos e Controles - Eventos de simulação predefinidos (falhas, rampas de carga, etc.). Eventos e controles online (desligamento do equipamento, alteração do ponto de ajuste, etc.)
- O usuário pode interagir totalmente com o sistema conectando/desconectando equipamentos e alterando o ponto de configuração do sistema de controle.
- Todas as grandezas(estado e status) são observáveis, ou seja, estão disponíveis para aplicações cliente em taxa de amostragem configurável na faixa de milissegundos.
- Consciência Situacional - Monitoramento geral do desempenho do sistema via interface gráfica de supervisão
- Arquitetura Multi-Tier - Camadas separadas para servidor, banco de dados, administração, supervisão de simulação e operação, o que permite vários usuários simultâneos e integração flexível com outros sistemas.
- Integração EMS - Adaptador de protocolo do cliente usando serviços ASP.NET.
- Integração WAMS - protocolo IEEE C37.118. Importação de definição de PMU via reinicialização da simulação XML sem interromper o fluxo de PMU. O 'stream' de PMU foram testados com 1.000 PMUs contendo 8 fasores cada a 60 quadros por segundo.
- Postagem de mensagens via protocolo HTTPS.
- Foi testado para sistema com até 10.000 barras.
- Salva periodicamente o instantâneo do sistema para ferramentas analíticas. Por exemplo, a Organon consome os instantâneos para realizar avaliações de segurança dinâmicas.
- Ideal para desenvolver, testar e treinar em aplicações WAMS, como monitoramento de estabilidade oscilatória, monitoramento de distúrbios do sistema, ilhamento, ressincronização e black-start.
GCenPro
Descrição:
O GCenPro é um sistema de gerenciamento de várias instâncias de avaliações de segurança preditivas (lookahead) e em tempo real realizadas pela Organon.
Principais funções:
• Multi usuário.
• Arquitetura cliente-servidor.
• Acesso baseado em função.
• Processos automatizados (tempo real e look-ahead).
• Estudos off-line.
• Processamento paralelo.
• Projetado para rodar em ambiente de Máquina Virtual, que proporciona alta disponibilidade e otimização de recursos computacionais.
• Arquivamento de todos os resultados e limpeza automatizada de dados históricos.
• Fortes políticas de segurança de TI.
• Log de todos os processos e eventos do usuário e visualizador de log.
• Aplicativo gerenciador.
• Organon como aplicativo cliente gráfico avançado.
• Dashboard com resumo de todas as simulações, visualização rápida e detalhada dos resultados.
• Recursos de posicionamento da janela do videowall.
• Controle de versão.
• Os usuários podem executar seus próprios scripts com base em casos em tempo real ou offline.